O grande objetivo de todo ser humano é sempre buscar o caminho da felicidade que cada um a procura do seu jeito. Por isso mesmo não existe uma fórmula, ou quem sabe uma receita de bolo, mesmo porque, todo mundo tem a sua descrição ou conceito particular do "ser feliz". Machado de Assis, por exemplo, dizia que a felicidade pode estar num par de Botas. Na verdade esse conceito passa por satisfação do ego e pode ser momentâneo.
Qualquer praticante de atividade
física, seja qual for a modalidade, procura a satisfação pessoal e os modelos estéticos e qualidade de vida sempre, para mais ou para menos, estarão envolvidos, de alguma forma representando um percentual de felicidade.
Como tudo na vida, a prática da atividade física exige concentração, orientação, controle emocional e equilíbrio. Daí, surge uma necessidade nos dias de hoje, de se praticar atividades complementares tais como
yoga e musculação.
A gente sabe que para se praticar a musculação, seja com finalidades estéticas, terapêuticas ou mesmo treinamento esportivo, o corpo precisa estar em equilíbrio de suas funções respiratórias, metabólicas, digestivas e termos perfeito domínio mental. Essas são em síntese as propostas do Yoga, razões bastante aceitáveis como sugestão de atividade complementar.
Embora não seja esse o objetivo fim, a prática do yoga pode contribuir na definição da musculatura, porque muitos exercícios se baseiam na isometria. Sabe-se que exercícios isométricos produzem bons resultados na definição muscular. Sendo assim, numa linguagem clara, o yoga trabalha o corpo por dentro e por fora, ao mesmo tempo estimulando uma musculatura mais firme mas totalmente funcional e controlada pela mente.
As
séries, as repetições e os intervalos dos métodos da musculação, passam a ter controle mental e não ações mecânicas pura e simples diminuindo os riscos de contusões geradas pelo excesso. Do mesmo modo, quando esse for o objetivo, pode-se desenvolver um poder muito maior de recrutamento de força uma vez que, esse campo do poder da mente é infinito. O resultado disso é uma musculatura sadia, definida e um sujeito feliz com os resultados. Se a felicidade pode estar num par de botas, também pode estar num corpo bonito... "sarado"... aos próprios olhos. Quando Machado de Assis referiu-se ao "par de botas", o fez às conquistas humanas que podem ser desde muito simples até muito complicadas.
Aprofundando mais ainda esse assunto, da mesma forma que devemos treinar o corpo e a mente para treinar o corpo, devemos treinar a mente para pensar.
Como todo o corpo, esse nobre órgão, o cérebro, que muita gente não usa, precisa de manutenção vinda pela corrente sangüínea. Os exercícios físicos regulares ajudam a oxigená-lo melhor e fornecer nutrientes sem desequilíbrio evitando ou adiando a senectude. O sono também participa do equilíbrio da química cerebral. Assim como os músculos, o cérebro também é treinável pelo uso. Não adianta nada só fazer exercícios e não ler, estudar, criar etc. "O saber não ocupa espaço", não hipertrofia. Pode ser até que alguém defenda tese do saber não estar tão relacionado com o condicionamento físico. Austregésilo de Athayde, o próprio Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira e Vinicius de Moraes e tantos sexa, setua e octagenários inteligentes morreram lúcidos. Não se tem notícias de que fossem amantes do exercício, a não ser o mental. Simplesmente, usavam a cabeça...
O cérebro precisa de exercício. Leia revistas e jornais, converse com as pessoas e estude pelo menos um pouquinho todos os dias o assunto que você mais gosta. Aproveite essa época maravilhosa onde a televisão oferece muito pouca opção de programas inteligentes. Quem nunca ouviu comentários do tipo: ela é bonita, gostosa, tem um corpo "saradão", mas quando abre a boca... Isso também vale pra certos homens que pensam em conquistar as mulheres apenas com músculos ou posição social. Sobre alguns, elas dizem mesmo que são bonitos... de boca fechada. Afinal, faiiiz parrrte, né?
Cartas para essa coluna:
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529 - E-mail: lcmoraes@compuland.com.br
Para Refletir: O dom da paternidade todos têm... A responsabilidade, é só para os evoluídos.
Sobre a Ética - O senso e a interpretação de honestidade é muito amplo, mas é uma qualidade humana ligada à ética.
Saiba
mais:
Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga
Hatha Yoga
Kriya Yoga
Yoga - Dicas para prática e alívio do estresse
Musculação ,
anti-envelhecimento e emagrecimento
Musculação feminina - Benefícios para a mulher
Musculação para corredores
Musculação para a criança e adolescente
Pilates x Musculação
|