Uma das melhores formas de proteger crianças de doenças que podem ser prevenidas com vacinas é através de vacinação na época certa. Verifique os registros médicos de seu filho para ver se ele já recebeu a vacina tríplice viral MMR para sarampo, rubéola e caxumba.
A caxumba é tradicionalmente encarada com uma doença da infância. Os vírus da caxumba afetam as glândulas salivares, causando bochechas e mandíbulas inchadas que costumavam ser quase sempre parte rotineira da infância. Essa cena ficou menos comum depois de meados da década de 60, quando foi desenvolvida vacina contra caxumba. Hoje em dia, devido ao uso disseminado da vacina tríplice viral MMR (sarampo, rubéola e caxumba) a maioria dos pais não têm filhos com essas doenças.
O vírus da caxumba causa febre, desconforto geral e geralmente a mandíbula inchada característica. Porém, complicações podem ocorrer e são mais graves em adultos e adolescentes. Caxumba pode causar dor de cabeça e pescoço rígido (meningite), inflamação dos testículos (orquite), surdez e, em raros casos, inflamação no cérebro (encefalite). Essas complicações podem ocasionar incapacitações permanentes e até a morte.
A vacina tríplice viral MMR é apoiada fortemente por especialistas da saúde como segura e eficiente. Duas doses são recomendadas para crianças, a primeira com 12 a 15 meses de idade, e a segunda entre 4 e 6 anos.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|