Qual é o tratamento imediato para lesão na medula espinhal
por trauma na coluna
O resultado de qualquer lesão na medula espinhal decorrente de trauma na coluna depende da quantidade de axônios sobreviventes: quanto mais axônios funcionando normalmente, menor será a quantidade de incapacitações. Conseqüentemente, a consideração mais importante quando mover um paciente para o hospital ou centro de trauma é prevenir mais lesões à coluna e medula espinhal.
Até que seja feito exame de imagem da espinha no hospital, pessoas com suspeita de lesão na medula espinhal devem ser tratadas como se qualquer movimento significativo da espinha pudesse causar mais danos.
Complicações respiratórias são freqüentemente indicação da gravidade da lesão na medula espinhal decorrente de trauma na coluna. Em torno de 1/3 das pessoas com lesão na área do pescoço precisam de ajuda para respirar e necessitam de suporte respiratório via intubação, que é inserir um tubo conectado a tanque de oxigênio através do nariz ou garganta até as vias aéreas.
Metilprednisolona, um medicamento esteróide, tornou-se tratamento padrão para lesão aguda na medula espinhal. Ele parece reduzir os danos às células nervosas e diminui a inflamação perto do local da lesão ao suprimir atividades das células do sistema imunológico.
Realinhamento da espinha é feito o quanto antes para estabilizar a espinha e prevenir mais danos.
Em torno
do terceiro dia depois do trauma na coluna que ocasionou lesão na medula espinhal, o médico fará exame neurológico completo do paciente, a fim de diagnosticar a gravidade da lesão e prever sua extensão e recuperação.
|