Na semana passada começamos a ver o que o corredor pode fazer no dia de descanso com propósito melhor recuperar as energias para o próximo treino. Hoje vamos ver como funciona a
reflexologia, o
tai-chi-chuan, a ginástica Lian Gong e a meditação.
A Reflexologia
Todos nós, em algum momento na vida já percebemos que tocar da sola dos pés e na palma da mão dá uma sensação muito gostosa e, tem fundamento numa técnica da Medicina Natural conhecida como reflexologia introduzida no ocidente pelo Dr. William Fitzgerald. Nos seus estudos, notou que a pressão em pontos específicos nos pés estimula o corpo a curar a si mesmo, pois eles estão ligados a diferentes regiões do corpo. A técnica visa restaurar e manter o equilíbrio de energia em cada região ou órgão correspondente do ponto tocado principalmente na sola dos pés.
A gente sabe que a corrida, por mais cuidados técnicos que tenhamos, sempre acaba sacrificando bastante as pernas simplesmente por ser uma atividade esportiva de impacto considerável. A reflexologia é mais um recurso natural acessível ao corredor que pode ajudar e muito na recuperação de treino forte ou mesmo competição. É bom que se diga. Sozinha não faz milagre e faz parte de um conjunto de medidas já conhecidas tais como uso correto do tênis, alongamentos, hidratação, descanso adequado e etc. Não significa “correr adoidado” e depois esperar que a reflexologia resolva.
O tai-chi-chuan
Quando a gente vê nas praças aquelas pessoas fazendo um movimento lento e suave lembrando uma luta em câmera lenta não imaginamos o poder de concentração que esse estilo de arte marcial, também reconhecido como uma forma de meditação em movimento, pode desenvolver nas pessoas. Entre os princípios filosóficos estão a relação de Yin e Yang e os cinco elementos já citados. É a arte de vencer o movimento através da quietude, a dureza através da suavidade e o rápido através do lento.
Isso tem a ver com a corrida que depende não apenas de treinar e treinar mesmo que seja com os melhores treinadores. Se não tivermos o poder de concentração muito bem desenvolvido até os mais simples treinamentos poderão se tornar um grande sacrifício. Os movimentos lentos e suaves do tai-chi-chuan exige muita disciplina, qualidade fundamental não só para a corrida como para qualquer coisa na vida. Quantas vezes gastamos energia em excesso numa corrida querendo imprimir um ritmo muito forte resultando numa lesão quando uma leve redução do ritmo poderia nos fazer chegar a uma boa posição evitando a lesão? Daí a aplicação do vencer a dureza através da suavidade. O tai-chi-chuan apesar da origem chinesa hoje á praticada no mundo todo.
A ginástica Lian Gong
Nos dias de hoje procura-se muito mais as atividades alternativas na tentativa de mais se aproximar do verdadeiro conceito de saúde. Entre as alternativas surgiu o Lian Gong que se pronuncia Lian Kung. É uma ginástica muito fácil cuja filosofia é unir a Medicina Terapêutica Chinesa e a cultura física promovendo o fortalecimento dos músculos, ossos e tendões de modo harmonioso.
Os resultados dessa ginástica criada em 1974 pelo médico ortopedista chinês Zhuang Yuen Ming tem se mostrado surpreendente por ser composta de 18 terapias em duas séries de exercícios destinados na primeira parte 6 exercícios para o pescoço, 6 para as costas, 6 para glúteos e pernas. Na segunda parte são 6 exercícios para as articulações, 6 para os tendões e 6 para os órgãos internos. Posteriormente Zhuang acrescentou uma terceira série destinada à prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional cardíaca e pulmonar. A principal característica da ginástica é a execução lenta nos moldes do Tai Chi Chuan. O foco dos exercícios é a concentração, postura, execução correta e respiração procurando perceber toda a energia vital chamada pelos chineses de “CHI” que passa pelo corpo. Os braços, as pernas e a
coluna vertebral devem ser alongados ao máximo no limite de cada um assim como os movimentos de inspiração e expiração devem ser aproveitados ao máximo.
A Meditação
É nada mais nada menos que o treino formal para focar a atenção em algo que muito desejamos através de uma rotina específica. É uma prática tão antiga quanto a humanidade e apesar de normalmente ser associada à religião podemos usá-la para focar, por exemplo, nossa atenção numa corrida que muito desejamos completar com o melhor tempo possível com recorde pessoal.
Imagine-se no dia da prova acordando na hora prevista, tomando o café da manhã, indo para a competição, largando tranqüilo na velocidade que treinou e muito confiante do que pode realizar não permitindo de forma nenhuma que nenhum pensamento contrário seja capaz de atrapalhar seus planos. Sentir-se confiante é um estado mental treinável.
Convenhamos. Todas são atividades complementares que se encaixam perfeitamente nos dias de descanso de qualquer corredor. Afinal, não corremos apenas com as pernas e sim com o corpo todo e precisamos estar de bem com vida e nosso interior para praticarmos bem o nosso esporte. Nos dias de descanso vale não só a meditação ou quem é bastante religioso, seja lá qual for a religião, fazer as suas orações que acalmam a alma renovando as energias para o treino do dia seguinte. Quem é mais técnico recorre à psicologia esportiva. Não importa. Interessa é o bom resultado.
Cartas para:
lcmoraes@compuland.com.br - Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ
003529
Para Refletir: As agruras da vida são avisos e servem para colocar ordem na casa, mas não são todas as pessoas que percebem isso. (Moraes 2010).
Sobre a Ética: Quem pensa, duvida, critica, ouve, elogia, escreve, fala, questiona, participa e aprende mais rápido. (Moraes 2010).
Saiba
mais:
Tai chi e sua saúde
Acupuntura funciona?
Shiatsu Expresso - Terapias alternativas para o dia de descanso do corredor
Aliviar o estresse pode ajudar sua saúde
O Método Pilates
As aulas de Pilates
Para que serve o Método Pilates?
Pilates x Musculação
As Mudanças no Pilates
Pilates no Pré, Peri e Pós-Natal
O Stúdio de Pilates
Pilates e o treinamento de corrida
Quick Massage - Benefícios
Automassagem para corredores
Medicina
alternativa
Shiatsu
Medicina Tradicional Chinesa - Teoria e eficácia Acupuntura
Homeopatia
Medicina
ortomolecular
Massoterapia
Massagem
Tai Chi Chuan
Aromaterapia
Seis
regras de ouro para medicina altenativa
Yoga e Musculação se Completam?
Dieta Ortomolecular
Bambuterapia - Massagem feita com bambu
Quiropraxia
Acupuntura para emagrecer
Acupuntura - Yin e yang e medicina chinesa
Reflexologia
Fogo cerrado contra a homeopatia
Emoções positivas e a sua saúde
Como a arte afeta sua saúde física e mental
|