Muitas pessoas resolvem fazer tatuagens em suas mais variadas formas. Para alguns, tatuagem é uma escolha estética ou rito de iniciação. Seja qual for a razão para a tatuagem, é importante estar ciente dos riscos envolvidos para poder tomar uma decisão informada.
Riscos da tatuagem
As seguir os principais riscos e complicações envolvidos com a tatuagem
Infecção
Agulhas e equipamentos não esterilizados pode transmitir doenças infecciosas como hepatite, e infecções de pele.
Problemas na remoção da tatuagem
Apesar dos avanços na tecnologia do laser, remover tatuagem é um processo que geralmente envolve vários tratamentos e custo considerável. A remoção completa sem cicatriz pode ser impossível.
Reações alérgicas
Embora seja raro, algumas pessoas podem desenvolver reação alérgica a tatuagem que têm há anos.
Granulomas
O granuloma é um nódulo que pode formar ao redor do material que o corpo percebe como externo, como as partículas do pigmento de tatuagem.
Formação de quelóide
Se a pessoa tiver propensão a desenvolver quelóides -- cicatrizes que se elevam além do normal – ela tem risco de formação de quelóide decorrente da tatuagem.
Insatisfação com a tatuagem
Um problema comum com as tatuagens é o desejo de remove-las. Remover tatuagem pode ser bastante difícil. Embora a tatuagem possa ser satisfatória a princípio, ela pode algumas vezes desbotar. Também se o tatuador injetar pigmentos muito profundamente na pele pode resultar em aparência turva. Outra causa de insatisfação com tatuagem é que o corpo muda com o tempo, e estilos variam com a época.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|