O que é creatina
A creatina é um é um composto de aminoácidos que ocorre naturalmente no corpo e ajuda a fornecer energia aos músculos. A creatina foi identificada em 1832, quando Michel Eugène Chevreul a descobriu no músculo esquelético.
Suplementos de creatina para performance atlética e sua segurança
Os suplementos de creatina são muitas vezes usados por atletas, bodybuilders e pessoas que desejam ganhar massa muscular tipicamente ingerindo 2 a 3 vezes a quantidade que poderia ser obtida através de dieta rica em proteínas. Suplementos de creatina têm sido cada vez mais comumente usados por bodybuilders e atletas que precisam de explosão muscular.
Ainda que uma vez houvesse a preocupação de que suplementos de creatina poderiam afetar a hidratação e tolerância ao calor, e que poderiam causar câimbras, estudos recentes mostraram que isso não tinha fundamento.
Hoje em dia há menos preocupações sobre possíveis danos aos rins provocados por suplementos de creatina, embora pessoas com problemas renais não possam consumi-la. Teoricamente a creatina poderia alterar as atividades da
insulina, de modo que precaução é aconselhada a pessoas com diabetes ou hipoglicemia.
O consumo a longo prazo de grandes quantidades de creatina tem sido relacionado ao aumento da produção de formaldeído, o qual tem o potencial de causar efeitos colaterais sérios. Porém, o risco é altamente teórico, uma vez que a eliminação pela urina torna os níveis de formaldeído normais, mesmo com grande consumo de suplementos de creatina.
Pesquisas extensivas na última década têm mostrado que os suplementos orais de creatina de 5 a 20 gramas por dia parecem ser bem seguros e
aumentam a força muscular em homens e mulheres.
|