O sangramento vaginal pode ser ou uma resposta fisiológica durante o período do ciclo menstrual não-concepcional, ou conseqüência de problemas hormonais ou orgânicos do sistema reprodutivo. Sangramento vaginal pode ocorrer em qualquer idade, mas sempre precisa de investigação quando acontecer em crianças ou após a menopausa. Sangramento vaginal durante a gravidez pode indicar a possibilidade de complicação na gestação que precisa ser investigada por um médico.
Causas gerais do sangramento vaginal
A perda de sangue pela vagina tipicamente é proveniente do revestimento do útero (endométrio), mas também pode vir de lesões uterinas ou cervicais, da vagina, ou raramente do tubo de falópio. Durante a gravidez o sangramento vaginal é geralmente relacionado à própria gestação. Raramente o sangue pode ter origem no trato urinário (hematúria). Sangramento vaginal também pode ser sinal de câncer vaginal.
Causas de sangramento vaginal em crianças
Sangramento vaginal antes do período esperado para a menarca (primeira menstruação) pode ser sinal de puberdade precoce. Outras causas possíveis incluem a presença de corpo estranho na vagina, molestação, infecção vaginal, e raramente um tumor.
Causas de sangramento vaginal em mulheres antes da menopausa
* Menstruação. Sangramento excepcionalmente forte durante a menstruação é chamado menorragia ou hipermenorréia.
* Se o sangramento vaginal ocorrer fora do período de menstruação, isso não é necessariamente patológico, e é chamado sangramento intermenstrual.
* Sangramento decorrente de disfunção uterina é causa comum de menorragia e sangramento irregular. Ela é decorrente de desequilíbrio hormonal. Os sintomas podem ser controlados pelo uso de contracepção hormonal, embora ela não trate a causa por trás do desequilíbrio. O sangramento vaginal pode ser decorrente de síndrome do ovário policístico.
* Fibrose uterina (leiomioma) é um tumor benigno no útero que pode ocasionar sangramento vaginal.
* Câncer cervical pode ocorrer antes da menopausa, freqüentemente ocorrendo sangramento vaginal depois de intercurso sexual.
* Câncer uterino ocasiona sangramento irregular e freqüentemente prolongado.
Causas de sangramento vaginal na gravidez
Durante a gravidez perda de sangue leve ou moderada pode ser decorrente de rompimento de uma pequena veia exterior à beira da placenta. Sangramento vaginal durante a gravidez também pode indicar aborto espontâneo ou gravidez ectópica, e ultra-som é necessário para avaliar a causa. No
segundo ou terceiro trimestre de gravidez uma placenta prévia pode sangrar bastante.
Sangramento vaginal após a menopausa
Todo o sangramento vaginal após a menopausa deve ser medicamente investigado.
Diagnóstico do sangramento vaginal
O diagnóstico do sangramento vaginal pode freqüentemente ser feito na base de histórico do sangramento, exame físico, e outros testes médicos. Tipicamente são necessários teste de gravidez, testes hormonais, teste de papanicolau e ultra-som transvaginal. Se o sangramento for excessivo ou prolongado, pode ser necessário checar se há anemia. Endométrio anormal pode precisar ser investigado por um histeroscópio com uma biópsia, ou dilatação e curetagem.
Tratamento do sangramento vaginal
e pílula anticoncepcional
O tratamento do sangramento vaginal é direcionado à sua causa. Problemas hormonais são geralmente controlados por uso de pílula
anticoncepcional.
|