Caso a mulher tenha passado por mastectomia para tratamento de câncer de mama, ela também pode escolher fazer cirurgia de reconstrução de mama. Essa cirurgia é feita por cirurgiões plásticos e dá a mulher uma forma nova semelhante à mama e mamilos. Na cirurgia de reconstrução de mama o cirurgião também pode adicionar tatuagem que parece ao a aréola, a área mais escura ao redor dos mamilos. A mulher também pode optar não não fazer mais cirurgia e usar prótese no sutiã.
Tipos de cirurgias de reconstrução de mama - Reconstrução mamária com implante e com expansor de tecidos
Existem dois tipos de cirurgias de reconstrução de mama: reconstrução mamária com implante e reconstrução mamária com expansor de tecidos.
Reconstrução mamária com implante
Nesse tipo de cirurgia de reconstrução de mama a cirurgião plástico coloca um implante cheio de água salgada ou gel de silicone sob a pele ou músculo peitoral para construir uma nova forma semelhante ao seio. Ainda que a forma pareça com uma mama, a mulher terá pouca sensação ali, uma vez que os nervos foram cortados.
Implantes de mama não duram a vida toda. Se a mulher escolher ter um implante de mama, as chances são que terá que fazer outra cirurgia depois para remoção ou substituição. Implantes de mama pode causar problemas como dureza, dor e infecção. O implante também pode romper ou deslocar. Esses problemas podem ocorrer logo após a cirurgia ou anos depois.
Reconstrução mamária com expansor de tecidos
Na cirurgia de reconstrução mamária com expansor de tecidos o cirurgião constrói uma nova forma semelhante ao seio a partir de músculo, gordura e pele tomados de outras partes do corpo. Essa nova mama deve durar pelo resto da vida. As mulheres muito magras, obesas, fumantes ou com problemas de saúde sério freqüentemente não podem passar pela cirurgia de reconstrução mamária com expansor de tecidos.
A cirurgia de reconstrução mamária com expansor de tecidos é grande. A recuperação freqüentemente é mais demorada do que na cirurgia de implante de mama. A mulher também pode ter outro problemas. Por exemplo, a mulher pode perder força nas partes do corpo nas quais o músculo foi retirado para a nova mama. A mulher também pode ter infecção ou problema de recuperação da cirurgia. A reconstrução mamária com expansor de tecidos deve ser feita por um cirurgia plástico com experiência nesse tipo de cirurgia.
|