Como a reabilitação ajuda pacientes a
se recuperar de lesão na medula espinhal por trauma na coluna
Nenhuma pessoa experimenta as mesmas emoções depois de sobreviver a lesão na medula espinhal decorrente de trauma na coluna, mas quase todos terão sentimentos de medo, ansiedade, ou confusão sobre o que aconteceu. É comum que sintam mistura de
sentimentos: alívio por estar vivo, mas incredulidade sobre suas incapacitações.
Programa de reabilitação combinam fisioterapia com atividades de construção de habilidades, assim como aconselhamento para apoio social e emocional. A educação
sobre a condição e envolvimento ativo do paciente e sua família são cruciais.
A equipe de reabilitação é geralmente liderada por um médico e freqüentemente inclui fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, e outros especialistas.
Na fase inicial da reabilitação, a terapia enfatiza recuperar a força nas pernas e braços, uma vez que mobilidade e comunicação são as duas mais importantes áreas. Para alguns, mobilidade só será possível com assistência de aparelhos. Capacidades de comunicação também podem requerer aparelhos adaptados.
A fisioterapia inclui programas de exercícios para fortalecimento muscular. A terapia ocupacional ajuda a recuperar capacidade motora mais precisa. Programas de controle da bexiga e intestino treinam rotinas básicas de toalete. Os pacientes também aprendem técnicas para se arrumar sozinhos.
Terapia recreacional encoraja o paciente a construir habilidade de modo que possa participar de atividades recreacionais ou esportivas no seu nível de mobilidade. Participar em atividades de recreação e esportivas ajuda as pessoas com lesão na medula espinhal a conseguir mais equilíbrio e estilo de vida mais normal, assim como dá oportunidades para socialização.
|