Radiografia médica - Usos, riscos e benefícios do raio-x

Raio-x - CDC Jonathan W.M. Gold. M.D

O que é radiografia médica

A radiografia médica é um termo amplo que cobre vários tipos de estudos que requerem a visualização de partes internas do corpo usando técnicas de raio-x. 

Para os propósitos desta página, radiografia significa uma técnica para gerar e registrar um padrão de raio-x para fornecer uma imagem estática depois da exposição. Radiografia médica também pode ser usar durante o planejamento do tratamento com radioterapia.

A radiografia é usada para diagnosticar o tratar pacientes registrando imagens da estrutura interna do corpo para verificar a presença ou ausência de doença, objetos e danos ou anormalidades estruturais.

Durante a radiografia, raio-x é passado através do corpo. Uma porção de raio-x é absorvida ou dispersada pela estrutura interna, e o raio-x remanescente é transmitido para um detector, de modo que uma imagem possa ser registrada para avaliação médica.

PUBLICIDADE

Usos da radiografia médica

Radiografia é usada em muito tipos de exames e procedimentos médicos nos quais o registro de uma imagem estática é necessário. 

Alguns exemplos incluem:
* Exame dental
* Verificação da colocação correta de marcadores cirúrgicos antes de procedimentos invasivos.
* Mamografia.
* Avaliações ortopédicas.
* Registro estático durante fluoroscopia.
* Exames quiropráticos. 

PUBLICIDADE

Riscos e benefícios da radiografia médica

Radiografia carrega os mesmos tipos de riscos de outros procedimentos com raio-x. A dose de raio-x que o paciente recebe varia dependendo do procedimento, mas geralmente é menos do que a recebida durante tomografia computadorizada e fluoroscopia.

Os principais riscos associados com radiografia são a pequena possibilidade de desenvolver, em alguma época posterior da vida, catarata ou câncer induzidos por radiação. Outro riso é a perturbação do crescimento e desenvolvimento de um embrião ou feto quando feito em uma mulher grávida.

Quando há uma necessidade para a radiografia, seus benefícios superam em muito o pequeno risco de câncer associado ao procedimento. Porém, mesmo quando a radiográfica é necessária, deve-se usar a menor exposição possível e o menor número de imagens. Na maioria dos casos, os riscos possíveis são reduzidos ou eliminados com proteção adequada.

Saiba mais:
Tomografia Computadorizada
Mamografia - o que é, informações sobre mamografias
Ressonância magnética
Ultra-sonografia


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2013 por Helio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: FDA