Psicologia e respostas emocionais a lesões esportivas

Dor - NASA

Quando os psicólogos começaram a estudar a psicologia nas lesões, eles primeiramente especularam que a reação emocional a lesões esportivas era similar àquelas de pessoas encarando morte iminente. 

De acordo com essa visão, esportistas que ficam lesionados geralmente seguem cinco estágios de aflição:
* Rejeição.
* Raiva.
* Barganha.
* Depressão.
* Aceitação.

À medida que pesquisas crescem sobre esse tema, evidência recente mostra que, embora pessoas possam exibir muitas dessas emoções em resposta à lesão, elas não seguem um padrão estereotipado estabelecido, ou necessariamente experimentam cada uma das emoções desses cinco estágios. 

PUBLICIDADE

Psicólogos agora recomendam que vejamos respostas típicas às lesões de forma mais flexível e genérica, devido ao fato que pessoas não movem através desses estágios em ordem predeterminada. Ao invés, muitos têm mais de uma dessas emoções e pensamentos simultaneamente ou voltam a estágios que experimentaram anteriormente.

Apesar disso, embora não tenham sido comprovado que as respostas emocionais às lesões esportivas sejam fixas ou ordenadas como os psicólogos pensavam, pessoas com lesões exibem três categorias gerais de resposta: 

* Processamento de informação relevante à lesão. Isso é quando o paciente foca na informação relacionada à dor da lesão, fica ciente da sua extensão, e pergunta sobre como ela apareceu. O indivíduo reconhece as conseqüências negativas ou inconveniências.

* Comportamento reativo e convulsão emocional. Quando o paciente percebe que está lesionado ele fica agitado emocionalmente, sofre emoções vacilantes, sente-se emocionalmente esgotado, experimenta isolamento e desconexão, e sente-se chocado, descrente ou com auto-compaixão.

* Perspectiva positiva e comportamento reativo. O paciente aceita a lesão e lida como ela, inicia esforços de cooperação positivos, exibe atitude boa e otimista, e fica aliviado com o progresso.

Quando uma lesão ocorre, a maioria dos pacientes movimenta-se através desses padrões gerais, porém a velocidade e facilidade com que progridem varia bastante. Com três categorias definitivas listadas anteriormente há várias outras reações que podem ocorrer nesse processo:
* Perda de identidade.
* Medo e ansiedade.
* Falta de confiança.
* Diminuição na performance.

Sinais de ajustamento ruim à lesão

A maioria das pessoas lida com a resposta à lesão mostrando algumas reações negativas, mas sem grande dificuldade em enfrentá-la. Como pode-se dizer se um paciente exibe resposta “normal” à lesão ou está tendo dificuldades sérias que requerem atenção especial? 

PUBLICIDADE

Alguns sinais de alerta são:
* Sentimentos de raiva e confusão.
* Obsessão com questionamento de quando pode retornar às atividades esportivas.
* Negação.
* Repetidamente voltar à atividade esportiva prematuramente sofrendo nova lesão.
* Reclamação exagerada.
* Culpa.
* Alterações rápidas de humor.
* Declarações de que nunca vai ficar bom não importa o que faça.

Técnicas psicológicas para facilitar o processo de reabilitação de lesões

Há algumas técnicas básicas que treinadores podem implementar no programa de reabilitação de lesões que podem ajudar no processo.

* Construir um relacionamento paciente-profissional: empatia é util, e seja realista com as metas.

* Eduque o atleta sobre a lesão e processo de reabilitação, especialmente quando ele está na primeira lesão. É importante informar o que esperar durante o processo de recuperação.

* Ensine algumas habilidades para lidar psicologicamente com a lesão, como estabelecer metas, visualização de imagens, auto-conversa positiva, e técnicas de relaxamento.

* Ensine o atleta como lidar com os contratempos. Pessoas se recuperam em velocidades diferentes e problemas durante o processo não são incomuns. Desta forma, é extremamente importante preparar o atleta lesionado para lidar com problemas durante a recuperação. Informe o atleta que contratempos são comuns durante o processo de recuperação e ao mesmo tempo o encoraje a ter uma atitude positiva de modo que não entre em pânico nem fique desencorajado.

* Aprenda com o paciente lesionado. Outra boa forma de ajudar atletas lesionados é dar atenção às recomendações que os atletas lesionados fazem.

Saiba mais:
Que consequências o corredor pode ter se continuar a treinar sentindo dor?
O poder da mente positiva antes de uma competição
Está faltando mais orientação na musculação - Prevenção de lesões
Escute seu corpo
Treine o seu cérebro e a emoção
Preparar-se para os exercícios! Psicologia espotiva
Lesões por superuso x Lesões traumáticas
Importância do descanso para o corredor


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: Nasa