Prostatite crônica e aguda - Tipos, tratamento, sintomas e diagnóstico da inflamação da próstata

Médico conversando com paciente - CDC

O que são próstata e prostatite

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que forma parte do sistema reprodutivo masculino. Próstata está localizada em frente do reto e logo após a bexiga, onde urina é armazenada. A próstata também envolve a uretra, a qual é o canal pelo qual urina e sêmen passam para fora do corpo. 

PUBLICIDADE

A próstata comprime fluido dentro da uretra para ajudar o sêmen e esperma moverem durante o clímax sexual. Quando a próstata inflama, isso é chamado prostatite.

Tipos de prostatite

A prostatite pode ser dos seguintes tipos:
* Prostatite bacteriana aguda.
* Prostatite bacteriana crônica.
* Prostatite com síndrome de dor pélvica crônica.
* Prostatite inflamatória assintomática.

Prostatite bacteriana aguda - sintomas e tratamento

A prostatite bacteriana aguda é o tipo menos comum, mas potencialmente pode ser uma ameaça à vida. Afortunadamente, esse tipo de prostatite é o de mais fácil diagnóstico e de tratamento mais eficiente. Homens com prostatite aguda bacteriana aguda geralmente têm como sintomas tremores, febre, dor na região lombar e genital, maior freqüência e urgência para urinar, urinação dolorida ou com queimação, dores no corpo, e infecção demonstrável no trato urinário evidenciada por células brancas sanguíneas e bactérias na urina. O tratamento é com remédio antimicrobial para matar as bactérias. 

PUBLICIDADE

Prostatite bacteriana crônica

A prostatite bacteriana crônica, relativamente incomum, ocorre quando bactérias encontram um local na próstata onde podem sobreviver. Neste tipo de prostatite crônica, homens têm infecção no trato urinário que parecem sumir e retornar com a mesma bactéria. O tratamento geralmente requer o uso de antimicrobiais por um período prolongado de tempo. Porém, antimicrobiais nem sempre curam a prostatite bacteriana crônica.

Prostatite com síndrome de dor pélvica crônica

A prostatite com síndrome da dor pélvica crônica é a forma mais comum. Ela pode ser encontrada em homens de todas as idades. Seus sintomas somem e retornam sem aviso.

Prostatite inflamatória assintomática

A prostatite inflamatória assintomática (sem sintomas) é diagnosticada quando o paciente não se queixa de desconforto, porém tem células que lutam contra infecções no fluido da próstata e sêmen. Os médicos geralmente descobrem a prostatite inflamatória assintomática quando procuram por causas de infertilidade ou durante teste para câncer de próstata.

Diagnóstico da prostatite e toque retal

O médico realiza exame do toque retal inserindo dedo em luva lubrificada no reto do paciente, logo atrás da próstata. Assim, o médico pode sentir a próstata e verificar se está inchada ou tem pontos macios.

O médico pode diagnosticar formas prostatite bacteriana ao examinar amostras de urina sob microscópio. A amostra também pode ser enviada a um laboratório para fazer uma cultura. Na cultura, permite-se que as bactérias cresçam para serem identificadas e testadas para diferentes tipos de antimicrobianos.

Para diagnosticar prostatite com síndrome de dor pélvica crônica, o médico deve eliminar todas as causas possíveis para os sintomas urinários, como pedra nos rins, transtornos da bexiga, e infecções. Desta forma, uma ampla variedade de testes podem ser feitos, como ultra-som, ressonância magnética, biópsia, exame de sangue, e testes da função da bexiga.

Tratamento da prostatite

A formas bacterianas da prostatite são tratadas com antimicrobianos. Prostatite aguda pode requerer uma pequena estada no hospital, de modo que fluidos e antimicrobianos possam ser dados intravenosamente. Depois da terapia inicial, o paciente precisará tomar antimicrobianos de 2 a 4 semanas.

Prostatite bacteriana crônica requer um período maior de terapia. O médico pode prescrever baixa dose de antimicrobianos por 6 meses para prevenir infecção recorrente. Se o paciente tiver problema para esvaziar a bexiga, o médico pode recomendar remédios ou cirurgia para corrigir o bloqueio.

Antimicrobianos não ajudarão na prostatite não-bacteriana. Mudanças na dieta ou banhos quentes podem ajudar. O médico pode receitar um medicamento chamado alfa-bloqueador para relaxar o tecido muscular na próstata. Nenhuma solução única funciona para todos com essa condição médica.

Nenhum tratamento é necessário para a prostatite inflamatória assintomática.

Saiba mais:
Aumento de próstata - Tratamento com laser
Toque retal e psa da próstata - Exames
Aumento da próstata - Hiperplasia prostática benigna
Linfonodos ou gânglios linfáticos
Câncer de próstata - Sintomas, tumores benignos e malignos
Tamanho da próstata e sua função
Aumento de próstata - Tratamento com laser
Toque retal e psa da próstata - Exames
Câncer de próstata - Tratamento
Próstata e problemas urinários
Prostatite
Incontinência urinária infantil
Incontinência urinária - Perda de controle da bexiga
Retenção urinária - Sintomas e diagnóstico
Retenção urinária - Tratamento
Retenção urinária aguda e crônica - O que é, causas
Hematospermia ou sangue no esperma
Sangue na urina ou hematúria
Doenças sexualmente transmissíveis - DST


PUBLICIDADE


 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto F. Fontes
Texto:
National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK)