Persistência do canal arterial - O que é, causas, sintomas, tratamento

Coração - Womans Health

O que é persistência do canal arterial

Persistência do canal arterial é um problema cardíaco que afeta alguns bebês logo depois do nascimento. Na persistência do canal arterial, fluxo sanguíneo anormal ocorre entre duas das principais artérias conectadas ao coração. Essas artérias são aorta e artéria pulmonar.

Antes do nascimento essas artérias são conectadas por um vaso sanguíneo chamado canal arterial. Esse vaso sanguíneo é parte vital da circulação sanguínea fetal. Em minutos ou até alguns dias depois do nascimento, o canal arterial se fecha. Essa mudança é normal em recém-nascidos.

Porém, em alguns bebês, o canal arterial permanece aberto. Essa abertura permite que sangue rico em oxigênio da aorta misture com o da artéria pulmonar. Isso pode sobrecarregar o coração e elevar a pressão nas artérias do pulmão.

PUBLICIDADE

Persistência do canal arterial é um tipo de defeito cardíaco congênito. Um defeito cardíaco congênito é qualquer problema no coração presente ao nascimento. Se o seu bebê tiver persistência do canal arterial porém um coração normal, a persistência do canal arterial pode sumir. Porém, alguns bebês precisam de tratamento para fechar o canal arterial.

Alguns bebês com persistência do canal arterial podem tomar medicamentos para manter o canal arterial aberto. Por exemplo, isso pode ser feito se o bebê nascer com outro defeito cardíaco que diminui o fluxo aos pulmões e resto do corpo. Manter o canal arterial aberto ajuda a manter os níveis de fluxo sanguíneo e oxigênio até que o médico possa fazer cirurgia para corrigir o defeito cardíaco.

Causas da persistência do canal arterial

Se o seu filho tiver persistência do canal arterial, você pode pensar que fez algo errado durante a gravidez para causar o problema. Porém, a causa da persistência do canal arterial é desconhecida.

PUBLICIDADE

Genética pode ter influência na causa da persistência do canal arterial. Um defeito em um ou mais genes pode impedir que o canal arterial feche depois do nascimento.

Sinais e sintoma da persistência do canal arterial

Um sopro cardíaco pode ser o único sinal de um bebê com persistência do canal arterial. Sopro cardíaco é um som extra ou diferente durante o batimento cardíaco. O sopro cardíaco pode ter outras causas além da persistência do canal arterial, e a maioria não é prejudicial.

Alguns bebês podem ter sinais e sintomas de sobrecarga de volume sobre o coração e excesso de fluxo sanguíneo nos pulmões. Esses sinais e sintomas incluem:
* Respiração rápida, esforço para respirar e falta de fôlego. Bebês prematuros podem precisar de oxigênio extra ou ventilação para ajudar na respiração.
* Alimentação prejudicada e pouco ganho de peso.
* Cansaço fácil.
* Suar ao realizar esforço, como ao mamar.

Tratamento da persistência do canal arterial

A persistência do canal arterial é tratada com medicamentos, procedimentos médicos com cateter, ou cirurgia. O objetivo do tratamento é fechar o canal arterial, o que ajudará a prevenir complicações e reverter os efeitos do aumento do volume sanguíneo.

Persistência do canal arterial pequena geralmente fecha sem tratamento. Para bebês não prematuros, o tratamento é necessário se persistência do canal arterial for grande ou esteja causando problemas cardíacos. Para bebês prematuros, o tratamento é necessário se persistência do canal arterial estiver causando problemas respiratórios ou cardíacos.

Prognóstico para persistência do canal arterial

Persistência do canal arterial é um defeito cardíaco congênito relativamente comum. Essa condição é mais comum em bebês prematuros, os quais também são mais vulneráveis aos seus efeitos. Persistência do canal arterial é duas vezes mais comum em meninas. Os médicos tratam a persistência do canal arterial com medicamentos, procedimentos com cateter, e cirurgia. A maioria das crianças com persistência do canal arterial leva vida saudável depois do nascimento.

Saiba mais:
Defeito cardíaco congênito - Sintomas e tratamento
Defeitos cardíacos congênitos - O que são, tipos
Tetralogia de Fallot
Sopro no Coração ou Cardíaco - O que é, sintomas, tratamentos
Perturbações do espectro do álcool fetal e Síndrome do alcoolismo fetal


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2012, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Heart Lung and Blood Institute

VoltarVoltar a mulher corredora