Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
A
atividade física moderada deve fazer parte das atividades normais de um pessoa portadora de diabetes.
A diabetes é uma incapacidade funcional do pâncreas em oxidar os hidratos
de carbono, a pessoa diabética elimina açúcar
pela urina diminuindo as calorias do organismo e também os suplementos que lhe dão energia.
A pessoa sadia, produz insulina no pâncreas que se regula pela absorção de açúcar que é armazenado.
A atividade física deve ser feita
porém com controle metabólico através da glicemia capilar. Quando a atividade física é controlada acontece uma melhora significativa do
HDL e uma
redução dos triglicérides.
Segundo Victor Matsudo, especialista em medicina esportiva, o excesso de atividade física ou a escassez da atividade acaba sendo danosa para o diabético.
O exercício deve ser moderado em condições aeróbias, evitando-se impactos principal mente dos
membros inferiores.
Fundamentalmente o controle alimentar a diminuição do peso corporal, o repouso adequado são
necessários.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Minha resposta vai ser curta, ou seja, quem deve prescrever se o sujeito com diabetes pode ou não fazer exercícios é o médico e se pode em qual intensidade. Aí caberá ao técnico prescrever o treinamento em cima do que o médico recomendar. Que é benéfico, isso eu não tenho dúvidas, porém, eu não posso fazer nada sem a orientação do médico.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Exercícios
físicos têm bastante benefícios, principalmente no controle do diabetes.
Em meu grupo tenho alguns alunos de diabetes, inclusive maratonistas. E a grande dificuldades e a pergunta feito a mim sobre o uso ou não de gel, malto, carbo, etc na preparação da maratona.
Como todos sabem, esses componentes são açucares e um veneno para diabéticos, portanto não deveriam ser consumidos com diabéticos e então o que fazer? Desistir da idéia de fazer uma maratona? Já que se trata do combustível essencial de maratonista?
Como sou um curioso e procuro colocar em prática as teorias e quase sempre provando o contrário. Solicitei um atleta meu que tem
diabetes tipo 2, que pretendia correr a
maratona, realizar os treinos longos
(30 km) , utilizando o carbo gel, durante os treinos, porém antes do treino ele mediu sua
glicemia, e após o treino e depois de ter consumido 3 envelopes de carbo gel, mediu novamente sua glicemia e se surpreendeu ao constatar que a glicemia continuava normal, ou seja consegui provar que a corrida ou atividade física consegue equilibrar a glicemia, mesmo
você consumindo de forma exagerada o açucares que é o caso do gel.
Por isso que considero a atividade física, maior aliada, não na cura da diabetes, pois não tem cura, mas no controle dessa doença e mostrando que o diabético pode ter uma
vida saudável e normal, única ressalva , é de não exagerar na atividade física e se alimentar corretamente, pois com gasto de energia a mais pode ocorrer uma queda brusca de açucares no organismo e gerando uma hipoglecemia, por isso atenção redobrada.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
Saiba
mais:
Diabetes x Exercício Físico
Diabetes tipo 2: Como prevenir
Mantendo a forma com diabetes - Exercícios físicos para diabéticos
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Circunferência da cintura e risco de diabetes
Resistência à insulina e pré-diabetes
Açúcar
para diabéticos
Recomendações para a prática de atividade física
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Diabetes mellitus tipo 2
Creatina e absorção
de glicose
Comidas para diabéticos - Plano alimentar para diabetes
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Diabetes tipo
1 - Alternativa de tratamento
Controle glicêmico da diabetes com
software
Diabetes insipidus - O que é, sintomas, diagnóstico
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes
Viver bem com diabetes
Diabete Infantil e Alimentação
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Cuidados com os pés de pessoas com diabetes
Elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Como praticar mais atividades físicas
|