Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
O importante não é só a barriga de tanquinho !!!!.
Atrás da parede abdominal encontram se as partes vitais do nosso organismo, portanto os exercícios abdominais ajudam a manutenção da tonicidade muscular desta região do corpo, evitando a degeneração da fibras que acabam se relaxando pela pressão e pelo peso dos órgãos.
Os exercícios abdominais promovem a saúde e também a estética.
A parede abdominal é composta de músculos, como o reto abdominal, os oblíquos internos e externos e os músculos transversos.
A gordura acumula-se em forma de capa e para que ela não se exceda devemos fazer exercícios abdominais.
Os movimentos do corpo provem da ação da gravidade e da contração muscular, músculos e ossos formam um sistema de alavancas que produzem os movimentos.
A musculatura abdominal mantém o tronco ereto evitando a diminuição das funções orgânicas.
A nossa musculatura abdominal quando é fraca dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias, o surgimento de hemorróidas.
Quando esta musculatura é forte evita se a oscilação pronunciada da pélvis e isto prejudicam o desenvolvimento da corrida.
Os músculos abdominais quando não trabalhados fazem com que o estomago fique dilatado por não encontrar resistência, o individuo passa a ingerir mais alimentos, vindo desta forma a obesidade.
A redução do tecido gorduroso no abdômen ocorre quando fazemos corridas longas e lentas, caminhadas e exercícios abdominais, este tecido gorduroso é melhor metabolizado no organismo.
Os músculos abdominais são flexores da coluna vertebral, e para que possamos melhor a nossa força abdominal são sugeridos os seguintes exercícios:
* Flexão do tronco em decúbito dorsal
* Rotação do tronco com flexão dos joelhos e quadril – elevação das pernas paralelas e alternadamente.
Por tudo isso fica evidenciada a importância dos exercícios abdominais, mas os leitores do Copacabana
Runners não devem esquecer que o fundamental é correr, correr, correr, caminhar, caminhar, caminhar.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Qual a importância dos exercícios abdominais? Total.
A musculatura abdominal é responsável pelo equilíbrio na postura da corrida, assim como os lombares.
A musculatura abdominal fortalecida protege o diafragma, fazendo com que ele trabalhe de forma harmoniosa, evitando que o atleta tenha a famosa dor do lado, ou seja, mais conhecida como dor de viado. O atleta que tenha a musculatura abdominal fraca, fatalmente se fizer um ritmo de corrida acima do que está acostumado ou uma variação de ritmo, vai ter a dor do lado.
Mas, não precisa exagerar na aplicação dos exercícios abdominais, a própria corrida já se encarrega de fortalece-lo. Podem prestar atenção, quando vocês acabarem de correr, verifiquem que o
abdômen está enrijecido.
Li uma reportagem da São Silvestre sobre a parada do Frank Caldeira na prova. Dizia a reportagem que um médico que o atendeu logo após ele parar, achou o
abdômen dele muito duro. Claro que estava duro/enrijecido, o cara acabara de completar 10km em 30 minutos, essa foi a passagem nos 10km, ou seja, o sujeito correu 10km a 3/1 e o médico queria o quê? Que o
abdômen do cara estivesse molinho.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Ao contrário do que todo mundo acha, que é perder barriga ou emagrecer, está errado.
A finalidade do abdominal é em desenvolver o tônus muscular, da região abdominal, dando maior definição e sustento dos órgãos internos , além de melhorar a postura deixando a coluna mais ereta.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
Resposta do Onécimo Ubiratã Medina Melo
Exercícios
abdominais tem uma alto nível de importância para equilíbrio e a técnica de corrida. A cintura pélvica é suportada por esse conjunto de musculatura mais a região lombar (posterior).
O cento de gravidade do corpo fica na região abdominal e durante a corrida ele muda constantemente de altura. Essa musculatura é a responsável por essa estabilização e transferência de força, das pernas para o corpo, durante a corrida.
Aspectos de força e resistência devem estar em equilíbrio para uma boa musculatura abdominal.
Assim como a corrida tem uma freqüência mínima semanal os exercícios também devem ter, na minha opinião 3x por semana.
Também devem ter trabalhos para os dois grupos básicos: reto e oblíquos abdominais.
Não esqueça de fazer trabalhos para a região lombar se possível na mesma sessão.
Pense antes de acrescentar peso ao exercício, se você for um fundista, que mais importante é o volume(repetições ou tempo) do que a intensidade( força), durante a série.
De importância aos exercícios dinâmicos do que aos estáticos. O importante é fazer, do que inventar e não realizar abdominais.
Onécimo Ubiratã Medina Melo
e-mail: biratri@yahoo.com.br - site:
https://www.biratreinamento.com.br
|