Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
Existem inúmeros tipos de corredores, tais como o de alta performance, aquele que corre todos os dias para manter a qualidade de vida, aquele que corre de vez em quando, o idoso, o obeso, todos com o objetivo de manter uma boa forma.
Para uma boa forma dentro do quadro em que se apresenta o nosso organismo, devemos fazer exercícios paralelos ao ato de correr dentro da possibilidade de cada um.
Um corredor de alta performance esta sempre na fronteira da contusão, seu treinamento é de alta intensidade e ele fica vulnerável como um carro de fórmula um.
Um corredor que treina para manter a forma e melhorar seus resultados, ocorre com mais segurança se tiver bom senso de não querer bater seus recordes todas as semanas, o seu desempenho é de um carro popular bem regulado.A boa forma geral pode ser mantida desde um corredor de alta performance até uma pessoa que caminha todos os dias.
O treinamento deve seguir uma programação planejada para cada um dos tipos de corredores, cada sessão deve seguir exatamente o que foi estabelecido.
A boa forma deve ser mantida em níveis que não ultrapassem o prognosticado, ela pode ser através de corridas de longa duração e intensidade baixa, é importante fazer exercícios localizados que ofereçam condições para uma resistência básica, usando cargas como anilhas, ossinhos, medicine-ball e o peso do próprio corpo.
Os exercícios devem ser feitos de maneira não repetitiva.
São interessantes exercícios de flexão com barras, flexões sentadas, meio agachamento, abdominais diários, pois a musculaturas do abdômen localizadas entre a caixa
torácica e a pélvis protegem os órgãos vitais do organismo evitando sua degeneração.
É recomendável também, através da corrida, treinos em terrenos montanhosos em distâncias curtas, neste caso o principal e a repetição para se manter a forma geral sem uma hipertrofia exagerada dos músculos dos membros inferiores.
O treinamento com cargas não prejudica o movimento muscular, o aumento da força resulta numa maior velocidade.
O corredor não deve simplesmente trabalhar força permanentemente e sim fazer este treinamento apenas no período de base, é fundamental para corredores exercitarem os flexores dos braços e os extensores dos gêmeos.
Após um período de treinos diários certo grau de força poderá manter-se por cerca de 12 meses, desde que repetidos a cada 20 dias.
Para qualquer corredor é fundamental além dos exercícios localizados também educativos de corrida e exercícios de alongamento (stretching).
As contrações musculares são úteis para obtenção da forma, da resistência e serve para complementação do treinamento, objetivando uma boa forma geral.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
A melhor combinação de exercícios, é faze-los com gosto, prazer, seja ele qual for. Pode-se intercalar durante a semana várias modalidades, tais como, ciclismo, natação, corrida, esportes coletivos, tai-chi, caminhada de aventura, etc.
O importante é estar em movimento, sem exageros é claro.
O sujeito pode praticar natação na segunda, corrida na terça, musculação na quarta, ciclismo na quinta, esporte coletivo na sexta, tracking no sábado e tai-chi no domingo para relaxar. Cada um pode fazer o programa de exercício que quiser e que achar mais conveniente. Lógico, essa mescla de atividades é para se manter em forma, não para ser um atleta de verdade. Tudo acompanhado de um especialista.
Hoje em dia eu faço mais ou menos isso aí em cima. Não sou atleta, mas, não sou sedentário. Mantenho o meu peso ideal, minha cabeça sempre jovem e estou de bem com a vida, sem exageros, sem suplementos vitamínicos (muitas vezes contaminados com anabolizantes), só com alimentação saudável. Um cara de 50 anos num corpinho de 40.
Resposta do
Professor Luis Tavares
É a combinação do aeróbio, anaeróbio e força durante a semana. Ou seja se você
pretende ter um bom condicionamento físico e e melhora de performance, deve ter na semana duas vezes reservado para um trabalho
intervalados (anaeróbio), dois dias para musculação ( força) e dois dias para corrida mais longa (
aeróbio).
Poderia ser da seguinte forma: Domingo uma corrida leve entre 10 a 15 km, segunda descanso, terça trabalho intervalado 8 x 400 m com intervalo de 400 m trote , quarta musculação, quinta intervalado 6x 800 m com intervalo de 400 m, sexta musculação, sábado treino de 10 km leve.
Esse tipo de programa trará excelente resultado em termos de melhora de sua forma física.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
Resposta do Onécimo Ubiratã Medina Melo
A melhor combinação deve ser aquela que englobe as 4
características físicas básicas: força, resistência de força, flexibilidade e cardiorespiratório.
Mas deve respeitar aspectos como: prazer, tempo livre e práticas anteriores.
Querer correr 6x por semana, fazer aulas de alongamento 3x por semana e musculação 4x.
São muitas horas ocupadas com atividades.
Outro ponto de vista é prazer: procurar fazer aquelas atividades que mais gosto, mas não deixando de praticar aquelas que menos aprecio. Por exemplo; senão gosto de correr posso fazer spining, senão gosto de fazer alongamento posso trocar pela Yoga, senão gosto de fazer musculação sozinho posso contratar um Personal Trainer para me acompanhar.
O importante é ter uma pessoa que oriente as escolhas como um professor de educação física, para não se exagerar numa qualidade física e esquecer as outras.
Também deve-se prestar atenção ao excesso de atividades e não cair no erro de entrar em
sobretreinamento ou desenvolver uma lesão. Lembrar-se que descansar e alimentar-se bem faz parte de um treinamento correto.
Ter em mente, que na nossa vida haverá fases em que a prática de atividades será
privilegiada e em outras só teremos a possibilidade de prática de uma ou até mesmo nenhuma atividade. Nessa situação outros assuntos serão a prioridade: saúde, trabalho, família,
estudos... Mas lembrando-se que isso é apenas uma fase.
Onécimo Ubiratã Medina Melo
e-mail: biratri@yahoo.com.br - site:
https://www.biratreinamento.com.br
|