Ritmo e distância ideias para os longões

Pergunta: Qual deve ser o ritmo e distância ideias para os longões?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

A palavra ritmo é de origem grega “rhytmos”, significa movimento que se repete a intervalos regulares, variação de movimentos de forma constante. Cada Técnico tem sus forma de trabalho e desta maneira fica evidenciada a diferença de performance de atleta para atleta.

O treinamento de fundista, do corredor de longas distâncias consiste em exercícios através da corrida em ritmo com intensidade moderada ou não preferencialmente com um VO2 máximo entre 60 e 80%.

O ritmo exato pode variar, entretanto deve atender a intensidade necessária para uma adaptação fisiológica.

O emprego de ritmo nos treinamentos dos fundistas pode também, independente do longão, ser feito em distâncias curtas variando repetições de 400 a 1200 metros.

Recomendo a pratica de longões pelo menos a cada 8 dias, procurando evidenciar ritmo constante.

Na planilha do atleta programamos o longão de acordo com o objetivo e a especialização do atleta.

Para um corredor de 10.000 metros, sugiro um longão de 16 a 20 KM mais lento, 10 a 15% que sua melhor marca na distância.

Para um maratonista, o longão deve ser feito na distância de 28 a 32 KM, com uma intensidade de 15 a 20% mais lento que sua melhor performance.


Para alguns especialistas, como Pete Pfitzinger, corridas longas em ritmo fraco reforçam um estilo de correr ruim e não dão condições para exigências de uma prova de fundo ou de grande fundo.

Particularmente sou contrário a esta teoria, pois acredito que um longão em ritmo mais fraco pode de certa forma estimular um estilo ruim, mas evidencia um patamar de endurance melhor e principalmente condições psicológicas positivas.

A correção para uma corrida considerada ruim pode ser feita através de repetições em pista, nas distâncias entre 400 e 1200 metros como já citei.
Mesmo que o maratonista tenha características lentas sugiro a cada 20 dias uma corrida longa de 15 KM alternando o ritmo a cada 3KM, indo de uma freqüência cardíaca mais baixa para 85% de uma freqüência cardíaca máxima.

Neste tipo de trabalho o atleta atinge seu limiar de lactato como se estivesse competindo.

Devemos levar em consideração o tipo de atleta que treinamos, ele pode ser veloz, resistente, lento, para cada um destes tipos devemos fazer uma analise criteriosa de ritmo, sem entretanto esquecer de observarmos sempre o terreno a ser usado, para que o ritmo não seja alterado substancialmente.


Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Depende! 

Eu por exemplo faço longões de 10km a 6/1, enquanto outros acham este ritmo muito fraco até para correr 42.195m. Essa é uma questão muito individual, dependendo do dia, do estado físico do atleta e de seu lastro atlético. O cara que começou a correr hoje, um longão para ele pode representar 2km.

Me lembro como se fosse hoje. No meu primeiro treino, em 1970, corri 1km. Quase morri. Uma semana depois já estava fazendo longões de 3km. O meu técnico sempre dizia, "corra num ritmo confortável, que depois você possa continuar o dia sem dores".

Resumindo, esse é um assunto muito individual, por isso que todos devem ter um acompanhamento técnico. Taí uma coisa que não dá para ser autodidata, é o exercício físico. Mesmo um técnico experimentado, não consegue prescrever um treino para si próprio, sem cometer erros, é preciso alguém de fora para perceber os erros que cometemos.

Meu lema: "Comece correndo fraco, para depois ter condições de correr forte".

Bons treinos!


PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

Os longões e os ritmos são muito pessoais e depende de treinador para treinador. Eu por exemplo aconselho um longão máximo de 35 km para quem deseja correr uma maratona, e em um ritmo próximo do que ele pretende fazer na maratona. Se o aluno pretende correr uma Meia maratona, o seu longo chega no máximo 25 km em um ritmo 5% mais fraco do que pretende realizar na meia maratona.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br

PUBLICIDADE

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
VO2 máximo, Limiar Anaeróbico, Ácido láctico ou lático
Treino de corrida longa
Corrida longa, ou longão - O Caminho para o Sucesso na Maratona
Longões para 1/2 maratona e distâncias menores
Treino de velocidade não precisa ser na pista
Força a resistência e a velocidade são capacidades motoras fundamentais para corredores e não corredores
Como um corredor sabe se está preparado para completar uma maratona?

VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: