Último treino forte antes da maratona?

Pergunta: Quantos dias antes da maratona deve ser feito o último treino forte?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Cada técnico tem uma filosofia própria para o treinamento dos seus atletas. Sou seguidor dos métodos europeus para treinamento de fundo. Treinamentos estes que também tangenciam os atletas africanos. 

Para um atleta de altíssima performance sou francamente favorável não a um treinamento forte, mas uma corrida intensa entre 16 e 21 quilômetros no sétimo dia que antecede a Maratona.

A partir daí o nível de quilometragem deve decrescer por volta de 60% e apenas alguns tiros entre 600 e 1200 metros em estradas planas de terra e nos últimos 4 dias trote leve em steady state.

Na semana que antecede a Maratona deve se dar prioridade as condições psicológicas e de repouso para o atleta.

Entretanto a maioria dos atletas maratonistas não é possuidora de altas performances, nestas circunstâncias sugiro treino forte para ritmo 15 dias antes da prova, e uma prova de aproximadamente 12 quilômetros no sétimo dia que antecede a Maratona.

Cada atleta tem suas condições físicas e psicológicas diversas uns dos outros, portanto o treinador deve estar atento a um treinamento forte e não a um treinamento excessivamente forte.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do Professor Luis Tavares

O assunto é bem amplo e depende muito da particularidade de cada atleta.

Em se tratando de um atleta de elite o ultimo treino forte pode chegar de 5 a 7 dias, já um atleta amador de 10 a 14 dias.

Ainda pode variar para mais ou para menos dependendo do organismo desse atleta para sua recuperação, pois existem pessoas que se recuperam mais rapidamente a um treino forte e outros exigem um tempo mais prolongado.

O atleta de elite chega fazer seu ultimo longo (30 a 32 km) com 7 dias antes de uma maratona e tiros de ritmo com 5 dias.

Já o atleta amador chega a fazer os 30 km com 14 ou 21 dias antes da maratona dependendo do nível de recuperação desse atleta e tiros de ritmo com 10 dias antes da prova.

Atleta de elite recomendo dois dias que antecedem a maratona um trote leve, já o amador com 5 dias um trabalho super leve com apenas trotes.

Sempre procuro dizer aos meus atletas, que um treino da Maratona são meses de preparação e não em duas ultimas semanas, ou seja não adianta nada querer treinar forte no final se não o fez antes.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br 
site: https://www.ectavares.com.br

PUBLICIDADE


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Vai depender do que quer dizer forte, se é o longão, se é os tiros, ou treino em ritmo de competição. No meu entender, o último treinamento forte, deve ser realizado no máximo cinco dias antes, depois disso até a prova, os treinamentos devem ser de regeneração, recuperar tudo que foi gasto na preparação para a maratona.

Não adianta de nada nesses cinco últimos dias o atleta tentar forçar pensando que vai melhorar mais alguma coisa. O que tinha de ganhar em forma física, o atleta já conseguiu na preparação.

Uma coisa que temos que ter em mente, cada um tem o seu tempo de descanso. Cada organismo é uma história, não podemos padronizar, ou no popular, passar a régua para todo mundo.

Bons treinos.
Nilson Duarte Monteiro - e-mail: nilsondm@uol.com.br 

PUBLICIDADE

 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: