Idade mínima para participar de maratona

Pergunta: Existe uma idade mínima recomendada para participar de uma maratona?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

As provas de longas distancias, como 10 km , 15 km, Meia Maratona, Maratona, são provas que exigem para serem concretizadas bem, o atleta deve para sua execução tentar se aproximar ao máximo de sua performance.

Em uma prova de Maratona, não podemos esquecer que para efetua-la o atleta teve que fazer treinamento extenuante em distâncias variável de 15 a 30 km várias vezes ao mês em terrenos variados, altitudes procuradas, temperaturas próximas ao do evento.

A idade é um fator discutível, pois a soma de quilometragens feita dá condições para a conclusão dos 42. km 195m, ai então acontece o fator de equilíbrio emocional somado as dificuldades musculares inerentes do esforço que foi despendido e do esforço que será executado, na minha concepção a idade é fator primordial para um bom rendimento, podemos lembrar Carlos Lopes nas Olimpíadas de Los Angeles, que aos 37 anos estabeleceu a melhor marca Olímpica.

Correr longas distâncias, como a Maratona, exige além do preparo físico um equilíbrio emocional bastante desenvolvido e isto somente se adquire com o passar dos anos.

Hoje existem casos de atletas jovens que obtiveram boas performances na Maratona, entretanto são casos raros.

A idade ideal para se fazer uma Maratona não deve ser considerada pelos anos de vida e sim pelo amadurecimento biológico

Entendemos que a passagem por provas mais curtas condiciona o físico ao esforço maior, porém o mais importante são as condições mentais do atleta, por isso sugiro que a pratica da Maratona deve ser feita por homens e mulheres maduros.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Existe, mas vai depender do lastro do atleta. Não vamos querer ver um garoto de 15 anos correndo maratona, apesar de que, já teve alguns casos no mundo de molecada correndo maratona, mas eu considero um crime, pois, o garoto/garota com essa idade não tem lastro suficiente para encarar uma prova como essa.

A idade não importa muito, até certo ponto, ou seja, menores de 21 anos é desaconselhável, acima disso, o que importa é o lastro do atleta. 

Fico revoltado com as propagandas sobre maratonas, elas incentivam os atletas amadores a enfrentar esse desafio. O que os organizadores querem é arrecadar o máximo possível de inscrições, dando com isso status de prova super procurada pelos atletas. O que eles se esquecem é que muitos, ou a grande maioria, não tem lastro suficiente para agüentar essa pedreira, muitos agüentam completar uma maratona, mas acabam totalmente estropiados. A maioria dos participantes de maratonas se arriscam à adquirir uma lesão permanente.

Para se correr uma maratona com segurança e prazer, precisa-se de muitos anos de lastro, ou seja, no mínimo uns quatro anos de estrada e com muita quilometragem no lombo, conseguidas através de muito treino.

Um atleta com seus 18 anos de idade, mas com um lastro bom pode até participar de uma maratona, mas eu considero arriscado, pois ele não está com sua estrutura óssea e muscular totalmente desenvolvida. Todos nós sabemos que na média o homem cresce até os 21 anos, enquanto as mulheres se desenvolvem até por volta dos 18 anos.

Ah, vocês vão dizer: "se o cara tem 18 anos, mas treina cerca de 20km por dia há alguns anos, não tem problema!" Tem sim, pois treino é uma coisa, competição é outra. No treinamento ele corre sem adrenalina, sem compromisso com nada, o esforço é bem menor, enquanto numa competição, por mais que o atleta queira correr de forma confortável, ele não consegue, sempre vai competir, forçar a barra. Pode ser que ele entre na competição achando que vai só treinar, mas no começo da prova tenta acompanhar os ponteiros - já forçou o que não devia - ou no meio tentando buscar alguém, ou no final querendo melhorar o seu tempo, pois viu que correu confortável sem pressão, aí ele vai querer aumentar para melhorar a colocação ou o tempo. De qualquer forma ele vai forçar, não tem jeito.

Acima dos 21 anos, se o atleta tem um lastro de no mínimo 4 anos pode correr tranqüilamente. Não confundir lastro com tempo de corrida. Não adianta o cara treinar há mais de 4 anos se a média semanal é de 20 a 30km. O lastro que eu estou dizendo é para aqueles que rodam acima de 50km semanais e assim mesmo ainda é pouco, o ideal seria uma média semanal por volta do 80km.

É isso o que eu penso sobre idade mínima para se correr uma maratona. Com menos de 21 anos e com pouco lastro, não se arrisque, não vale a pena, você estará sofrendo e não tendo prazer em correr e, fatalmente no meio da prova você estará se perguntando; "o que estou fazendo aqui?"

Um abraço a Todos!

Nilson Duarte Monteiro - e-mail: nilsondm@uol.com.br 

PUBLICIDADE

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Como um corredor sabe se está preparado para completar uma maratona?
Carlos Lopes
Olimpíadas de Los Angeles

VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: