Ter pedra nos rins (cálculo renal) é uma condição bastante dolorosa. A boa notícia é que embora doa muito, pedra nos rins raramente causa danos permanentes, e você é capaz de preveni-la.
O principal sintoma de pedra nos rins é dor lateral ou nas costas que não some. Você também pode ter urina rosada ou com odor ruim,
febre ou dor ao urinar. Especialistas dizem que a incidência de pedra nos rins está aumentando, embora não saibam a razão. Homens são mais propensos a pedra nos rins do que mulheres. Idade também é um fator. A chance de ter pedra nos rins
eleva quando o homem passa dos 40 anos e continua a aumentar até os 70. Para mulheres, o risco atinge o pico aos 50 anos.
Cada dia, em torno de 190 litros de sangue fluem através dos rins. Os rins removem do sangue resíduos, incluindo vários minerais e outras substâncias, e os transferem até a urina, de modo que sejam eliminados. Em pessoas com pedra nos rins, certos minerais na
urina combinam com outros resíduos e começam a formar uma pedra.
Pedras nos rins não são todas iguais. O tipo mais comum é feito do mineral cálcio, cominado com oxalato ou fosfato. Tipos menos comuns de pedras são feitas de ácido úrico ou outros elementos, todos encontrados naturalmente no corpo. Ninguém sabe porque essas substâncias formam pedra nos rins em algumas pessoas e em outras não. A formação de pedra pode estar relacionada aos níveis dessas substâncias na urina ou outros fatores desconhecidos.
A maioria das pedras nos rins eventualmente são eliminadas do corpo pela urina. Porém, algumas podem crescer o suficiente para começar a bloquear o fluxo de urina. Isso causa dor intensa e também pode colocar a pessoa sob risco de infecção.
Quando a pessoa não consegue eliminar as pedras naturalmente, deve receber tratamento. O procedimento mais comum é chamado litotripsia. Essa técnica usa ondas de choque para reduzir a pedra a pequenos fragmentos, os quais podem ser facilmente eliminados pela urina.
Prevenindo pedra no rins
Se você teve mais do que uma pedra, terá maior risco de formação para novas pedras nos rins. Porém, há formas de ajudar a prevenir a maioria dos tipos de pedras nos rins. Primeiro seu médico precisará saber qual é o tipo de pedra. Se você eliminar uma pedra, tente
apanhá-la com um coador. Análise laboratorial pode ajudar seu médico a planejar uma estratégia para prevenir a formação de mais pedras nos rins. Outros testes, que podem incluir exames de sangue e urina, podem ajudar seu médico a entender porque você desenvolve pedra nos rins. Seu histórico médico, ocupação e hábitos alimentares e de bebida também podem dar pistas.
Beber mais água pode ajudar a prevenir pedra nos rins. Dependendo do tipo de pedra que você for propenso a desenvolver, pode ser orientado a evitar certos alimentos ou bebidas. Por exemplo, pessoas que tendem a formar pedra de cálcio oxalato devem evitar espinafre, amendoim e chocolate. Pessoas propensas a formar pedras de ácido úrico devem diminuir a ingestão de carne. O médico também pode prescrever medicamentos para ajudar a prevenir esses tipos de pedras.
Saiba
mais:
Pedra nos rins - Mantenha-se hidratado para evitar
Água: importante e esquecida
Importância da Água
Cálculo renal ou pedras nos rins - Causas, sintomas, tratamento
Pedra nos rins - Cálculo renal
Pielonefrite ou Infecção nos Rins - Tratamento, sintomas, causas
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health
|