Muitas pessoas associam massagem com férias ou spas, e
a consideram como sendo alguma forma de luxo. Porém, pesquisas estão começando a sugerir que essa técnica ancestral pode ajudar a melhorar sua saúde.
Massoterapeutas usam seus dedos, mãos, braços e ombros para manipular os músculos e outros tecidos moles do corpo. Variações no foco e técnica levam a diferentes tipos de massagem, incluindo a sueca, tecido profundo e esportiva.
Na massagem sueca, o foco é geral e o massoterapeuta pode utilizar pancadas, amassadas, movimentos circulares profundos, vibração e batidas leves. Na massagem do tecido profundo, o foco é mais direcionado, uma vez que o massoterapeuta trabalha em áreas específicas com dores ou incômodos. Essas áreas podem ter nódulos musculares.
Benefícios da massagem
Algumas razões comuns para ter uma massagem são aliviar a dor, curar lesões esportivas,
reduzir o
estresse, relaxar, melhorara ansiedade e depressão, e ajudar no bem-estar geral. Infelizmente, evidências científicas sobre a massoterapia são limitadas. Pesquisadores estão tentando entender exatamente como a massagem funciona, a quantidade ideal, e como ela poderia ajudar em problemas de saúde
específicos. Alguns benefícios têm sido relatados.
“Massoterapia tem mostrado relaxar o sistema nervoso ao diminuir a frequência cardíaca e
pressão
arterial. Hormônios de estresse e dor também caem com a massoterapia,
reduzindo dor e melhorando a função imunológica”, diz Dra. Tiffany Field, que lidera o instituto de pesquisa sobre o toque na University of Miami Medical School. Boa parte da sua pesquisa foca na importância da massagem para mulheres grávidas e bebês. Alguns dos seus estudos sugerem que massagem pode ajudar no ganho de peso e funcionamento do sistema imunológico em bebês prematuros.
Um estudo publicado em 2012 examinou como a massagem afeta músculos ao nível molecular. As descobertas sugerem que apertões da massagem aliviam músculos doloridos depois do exercício ao desligar genes associados com inflamação e ligar os que ajudam na recuperação muscular.
Um estudo norte-americano patrocinado pelo NIH (National Institutes of Health) descobriu que uma sessão semanal de 1 hora de massagem sueca é a quantidade ideal para dor no joelho decorrente de
osteoporose, especialmente quando consideramos as limitações de tempo e compromissos da vida moderna. Outros estudos sugerem que massoterapia é eficaz na redução e controle de
dor lombar
(lombalgia), que afeta milhões de pessoas.
Se você estiver considerando massoterapia para uma condição médica específica, converse com seu médico. Nunca use a massagem como substituta de tratamento médico convencional, ou como razão para postergar atendimento médico.
Cada massagem e massoterapeuta são únicos. Se você decidir tentar massoterapia, experimente alguns massoterapeutas diferentes até encontrar o que melhor satisfaça suas necessidades.
Saiba
mais:
O Poder da Massagem
Bambuterapia - Massagem feita com bambu
Massoterapia - Aplicações na saúde e para estética
Automassagem para corredores
Quick Massage - Benefícios
Dor Lombar
Dor nas costas: o que pode ser e o que fazer?
Como o estresse
crônico afeta seu corpo e mente
Dor muscular tardia - dores musculares
Como acelerar a recuperação de uma competição
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases
|