O que é linfoma não-Hodgkin
O linfoma não- Hodgkin é um câncer que começa nas células do sistema linfático, parte do sistema imunológico, o qual tem a função de lutar contra infecções e outras doenças.
O que é o sistema linfático
O sistema linfático é parte do sistema imunológico e inclui:
* Vasos linfáticos. O sistema linfático tem uma rede de vasos linfáticos, os quais ramificam para todos os tecidos do corpo.
* Linfa. Os vasos linfáticos carregam um fluido claro chamado linfa, o qual contém células brancas, especialmente linfócitos como células B e T.
* Linfonodos ou gânglios linfáticos. Os vasos linfáticos são conectados a massas pequenas e redondas chamadas linfonodos. Grupos de linfonodos são encontrados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha. Linfonodos armazenam células sanguíneas brancas. Eles capturam e removem bactérias e outras substâncias danosas que podem estar na linfa.
* Outras partes do sistema linfático. Outras partes do sistema linfático incluem amídala, timo e baço. O tecido linfático também é encontrado em outras partes do corpo, incluindo estômago, pele e intestino delgado.
Uma vez que o tecido linfático está em muitas partes do corpo, linfoma pode começar em quase qualquer local. Geralmente, o linfoma é primeiramente encontrado em um linfonodo.
Células do linfoma não-Hodgkin
O linfoma não-Hodgkin começa quando um linfócito (geralmente uma célula B) fica anormal e começa a se dividir e fabricar cópias de si mesmo. As novas células se dividem de novo e de novo, fabricando mais células anormais que não morrem como deveriam e não protegem o corpo das infecções e outras doenças. O acúmulo de células extra freqüentemente forma uma massa de tecido chamada tumor.
Fatores de risco para linfoma não-Hodgkin
Os médicos não sabem ao certo porque algumas pessoas desenvolvem linfoma não-Hodgkin. Porém, pesquisas mostram que certos fatores de risco aumentam as chances de desenvolver essa doença.
Em geral os fatores de risco para linfoma não-Hodgkin incluem:
* Sistema imunológico enfraquecido. O risco de desenvolver linfoma pode ser aumentado por um sistema imunológico enfraquecido.
* Certas infecções. Ter alguns tipos de infecções aumenta o risco de desenvolver linfoma. Porém, linfoma não é contagioso. Os principais tipos de infecções que aumentam o risco de linfoma são: HIV (o vírus que causador da AIDS), vírus Epstein-Barr, Helicobacter pylori (a bactéria que causa úlcera estomacal), leucemia de células T e hepatite tipo C.
* Idade. Embora o linfoma não-Hodgkin possa ocorrer em pessoas jovens, as chances de desenvolver a doença aumentam com a idade. A maioria das pessoas com linfoma não-Hodgkin tem mais de 60 anos de idade.
Ter um ou mais fatores de risco não significa que a pessoa desenvolverá linfoma não-Hodgkin. A maioria das pessoas com os fatores de risco nunca desenvolve linfoma não-Hodgkin.
|
|