Quais são os sintomas de linfoma não-Hodgkin
O linfoma não-Hodgkin pode causar muitos sintomas, como por exemplo:
* Linfonodos inchadas e sem dor no pescoço, virilha ou axila.
* Perda de peso sem explicação.
* Febre.
* Sudorese noturna.
* Tosse, dificuldade para respirar ou dor no peito.
* Fraqueza ou cansaço que não desaparece.
* Dor ou inchaço no abdômen
Mais freqüentemente esses sintomas não são decorrentes de câncer. As infecções ou outros problemas de saúde também podem causar esses sintomas. Qualquer
pessoa com sintomas que não desaparecem em 2 semanas deve procurar um médico, de modo que os problemas possam ser diagnosticados e tratados.
Diagnóstico do linfoma não-Hodgkin
Se você tem linfonodos inchados, ou outro sintoma que sugira linfoma não-Hodgkin, o médico tentará descobrir ou que está ocasionando o problema. O médico pode perguntar sobre seu histórico médico pessoal e familiar.
O paciente pode passar pelos seguintes exames e testes:
* Exame físico. O médico verificará a ocorrência de linfonodos inchados no pescoço, axilas e virilhas. O médico também checará se o baço ou fígado estão inchados.
* Testes de sangue. O laboratório fará uma contagem sanguínea completa para verificar a quantidade de células brancas. Também serão verificados outras células e substâncias, como lactato desidrogenase (LDH). Linfoma pode ocasionar altos níveis de LDH.
* Raio-x do peito. O paciente passará por raio-x do peito para checar a ocorrência de linfonodos inchados ou outros sinais de doença no peito.
* Biópsia. A biópsia é a única forma de diagnosticar linfoma com toda a certeza. O médico pode remover um linfonodo inteiro, ou apenas parte dele, que será examinado por um patologista para procurar por células de linfoma.
Tipos de linfoma não-Hodgkin
Quando linfoma é encontrado, o patologista relata o seu tipo. Há muitos tipos de
linfoma não-Hodgkin, sendo que os mais comuns são linfoma difuso de grandes células B e linfoma folicular.
Linfoma pode ser categorizado pela rapidez com que provavelmente crescerá:
* Linfoma indolente cresce devagar e tende a causar poucos sintomas.
* Linfoma agressivo cresce e se espalha mais rapidamente e tende a causar sintomas severos. Com o tempo, muitos linfomas indolentes se transformam em agressivos.
É uma boa idéia obter uma segunda opinião sobre o tipo de linfoma. O tratamento varia de acordo com o tipo de linfoma.
|