O que é LASIX ®
O LASIX ® é um diurético que tem a furosemida como ingrediente ativo. LASIX ® é disponível em comprimidos para administração oral.
Indicações e uso do LASIX ®
Edemas
LASIX ® é indicado para pacientes adultos e pediátricos para tratamento de edema associado a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e doença renal. LASIX ® é particularmente útil quando existe necessidade de um agente com grande potencial diurético.
Hipertensão
LASIX ® pode ser usado em adultos para tratamento da hipertensão sozinho ou em combinação com agente anti-hipertensivos.
Contra-indicações do LASIX ®
LASIX ® é contra-indicado para pacientes com anúria ou com histórico de hipersensibilidade à furosemida.
Precauções no uso de LASIX ®
A diurese excessiva pode causar desidratação e redução do volume sanguíneo com colapso circulatório e possibilidade de trombose e embolia, particularmente em pacientes idosos. Como qualquer diurético eficiente, a furosemida pode ocasionar depleção de eletrólitos, especialmente em pacientes tomando altas doses e com restrição de ingestão de sal.
Todos os pacientes tomando LASIX ® devem ser observados para sinais e sintomas de desequilíbrio de fluidos e eletrólitos (hipocalemia, hiponatremia, alcalose, hipomagnesemia, hipocloremia): boca seca, sede, fraqueza, letargia, sonolência, agitação, dor muscular, câimbra, fadiga muscular, hipotensão, oligúria, taquicardia, arritmia, e perturbações gastrointestinais como náusea e vômito.
Pacientes tomando LASIX ® devem ser alertados que podem sofrer sintomas decorrentes da perda excessiva de fluidos e/ou eletrólitos. A hipotensão postural que algumas vezes ocorre pode ser administrada levantando devagar. Suplementos de potássio ou dietas especiais podem ser necessários para evitar hipocalemia.
Já foi observada elevação na glicose sanguínea em pacientes recebendo LASIX ®. Pacientes com diabetes mellitus devem ser alertados que a furosemida pode elevar os níveis de glicose e desta forma afetar os testes de urina de glicose.
Pacientes com hipertensão devem evitar medicamentos que elevem a pressão sanguínea. A pele de alguns pacientes pode ficar mais sensível à luz solar com o uso de furosemida.
O fluxo urinário deve estar desimpedido. Pacientes com obstrução parcial do fluxo urinário podem provocar ou agravar problemas com a retenção da urina.
LASIX ® e mulheres grávidas
Como não há nenhum estudo adequado sobre o uso de LASIX ® durante a gravidez, este só
deve ser usado em mulheres grávidas quando os benefícios potenciais justificariam o risco para o feto. Tratamento com LASIX ® durante a gravidez requer o monitoramento do crescimento do feto.
LASIX ® e mulheres amamentando
Uma vez que LASIX ® aparece no leite materno, deve ser usada cautela ao administrá-lo em mães amamentando. LASIX ® pode inibir a lactação.
Reações adversas e efeitos colaterais do LASIX ®
O LASIX ® pode ocasionar as seguintes reações adversas e efeitos colaterais:
* Reações do sistema gastrointestinal: encefalopatia hepática, pancreatite, icterícia, elevação das enzimas do fígado, anorexia, irritação gástrica e oral, cólicas, diarréia, constipação, náusea, e vômito.
* Reações de hipersensibilidade sistêmica: reações anafiláticas ou anafilactóides, vasculite sistêmica, nefrite interstitial, e angiite necrosante.
* Reações do sistema nervoso central: perda de audição, zumbido no ouvido, parestesia, vertigem, tontura, dor de cabeça, visão turva, e xantopsia
* Reações hematológicas: anemia aplástica (rara), trombocitopenia, agranulocitose (rara), anemia hemolítica, leucopenia, anemia, e eosinofilia
* Reações dermatológicas: dermatite exfoliativa, penfigóide bolhoso, eritema multiforme, púrpura, fotossensibilidade, urticária, rash cutâneo, e prurido.
* Reações cardioasculares: hipotensão ortostática, e elevação nos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
* Outras reações: hiperglicemia, glicosúria, hiperuricemia, espasmos musculares, fraqueza, agitação, espasmos da bexiga urinária, tromboflebite e febre.
|