Insônia primária e secundária - O que é, causas, depressão, na gravidez

Sono - HealthyPeople.gov

O que é insônia

A insônia é uma condição comum na qual a pessoa tem problema para cair no sono ou para continuar dormindo. Insônia varia de leve a severa, dependendo da freqüência e duração que ocorre. Insônia pode ser crônica (constante) ou aguda (de curto prazo). Insônia crônica significa ter sintomas por pelo menos três noites por semana por mais de um mês. Insônia aguda dura por menos tempo. 

Algumas pessoas com insônia têm problema para cair no sono. Outras podem dormir, mas acordam muito cedo. Há ainda aquelas que têm problemas tanto para cair no sono quanto para continuar dormindo. Como resultado, insônia pode fazer com que a pessoa tenha muito pouco sono ou que este seja de baixa qualidade. 

PUBLICIDADE

Tipos de insônia - Primária e secundária

Existem dois tipos de insônia. O tipo mais comum é chamado insônia secundária, a qual é um sintoma ou efeito colateral de algum outro problema. Acredita-se que em torno de 80% das pessoas com insônia tenham a secundária. 

Certas condições médicas, medicamentos, distúrbios do sono e substâncias podem causar insônia secundária. Já a insônia primária não é decorrente de problema médico, medicamentos ou outras substâncias. Várias mudanças na vida podem engatilhar a insônia primária, como estresse de longo prazo e transtornos emocionais.

Problemas decorrentes da insônia

A insônia pode ocasionar sonolência diurna excessiva e falta de energia. Ela também faz a pessoa ter ansiedade, depressão ou irritação. 

PUBLICIDADE

Pessoas com insônia têm problema para se concentrar em tarefas, prestar atenção, aprender e recordar. Isso pode impedir que desempenhem bem no trabalho e estudo. Insônia também pode causar problemas sérios, como sonolência ao dirigir que poderia ocasionar acidentes.

Causas da insônia secundária

A insônia secundária é um sintoma ou efeito colateral de outro problema. Esse tipo de insônia é freqüentemente sintoma de transtorno emocional (como depressão), transtorno neurológico, desordens do sono, ou outro problema médico.

Transtornos emocionais que podem causar insônia incluem depressão, ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático. Doença de Alzheimer e de Parkinson são exemplos de transtornos neurológicos que podem causar insônia.

Várias outras condições médicas também podem ser incluídas na lista de causas da insônia, como:
* Condições que causam dor crônica, como artrite e dor de cabeça crônica.
* Condições que tornam a respiração difícil, como asma ou insuficiência cardíaca.
* Tireóide superativa.
* Transtornos gastrointestinais como azia.
* AVC.
* Distúrbios do sono como síndrome das pernas inquietas e problemas de sono relacionado à respiração.
* Menopausa e ondas de calor.

Insônia secundária também pode ser efeito colateral de alguns medicamentos. Por exemplo, medicamentos para asma, como teofilina, e alguns remédios para alergia e resfriado podem causar insônia. Beta bloqueadores, usados no tratamento de condições cardíacas, também podem ser umas das causas de insônia.

Substâncias consumidas comumente também podem causar insônia. Exemplos incluem cafeína e outros estimulantes, tabaco, nicotina, e álcool.

Causas da insônia primária

A insônia primária não é sintoma ou efeito colateral de outra condição médica. Esse tipo de insônia geralmente ocorre por períodos de pelo menos um mês. Várias mudanças na vida podem engatilhar a insônia primária. Ela pode ter como causas estresse emocional de longo prazo ou transtorno emocional. Viagem e outros fatores como agenda de trabalho que interferem na rotina de sono também podem engatilha insônia primária.

Mesmo que essas questões sejam resolvidas a insônia pode não desaparecer. Problemas para dormir podem persistir por causa dos hábitos formados para lidar com a falta de sono. Esses hábitos podem incluir tirar sonecas, preocupação com o sono, e ir para a cama muito cedo.

Pesquisadores continuam a pesquisar porque algumas pessoas nascem com maior chance de ter insônia primária.

Insônia na gravidez

Durante a gravidez, alterações físicas, hormonais e emocionais podem atrapalhar o sono. Desta forma, a insônia na gravidez não é incomum. Mulheres durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, podem acordar freqüentemente em decorrência de desconforto, câimbras nas pernas ou necessidade de ir ao banheiro.

Cura da insônia

A insônia secundária geralmente melhora sem tratamento se for interrompida a sua causa, especialmente se corrigir o problema assim que ele começar. Por exemplo, se cafeína estiver causando insônia, limitar a ingestão dessa substância pode resolver o problema.

Mudanças no estilo de vida, como melhores hábitos de sono, freqüentemente aliviam a insônia aguda. Para insônia crônica, o médico pode recomendar medicamentos ou terapia cognitiva comportamental.

Saiba mais:
Insônia na gravidez e na menopausa
Insônia - O que fazer, sintomas, tratamentos
Insônia, ronco, apnéia, sonolência - Distúrbios do sono
Benefícios de dormir: Por que você precisa de uma boa noite de sono
Bons sonhos para corredores - Sono, saúde e corrida
Significado dos Sonhos
Insônia - o que é, causa e tratamento
Nutrição e sono
Falta de sono e pressão alta
Estresse
Rivotril - Clonazepam
Lexotan - Bromazepam
Valium ® - Diazepam
Cansaço e fadiga
Bruxismo ou ranger os dentes
Sono - Quanto precisamos
A importância do sono para nosso corpo
Sonhos e o sono REM
Sono e doenças
Falar dormindo ou Sonilóquio
Sonambulismo - Tratamento e causas
Sonambulismo infantil
Terror noturno infantil
Desvio de septo nasal
Necessidade de sono e dicas para dormir


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)