Pais de crianças que molham a cama durante a noite, ou as calças durante o dia, devem tratar esse problema com compreensão e paciência. A incontinência urinária infantil, perda do controle da bexiga, pode afetar muitas crianças e geralmente desaparece naturalmente com o tempo.
Causas da incontinência urinária infantil noturna
Depois dos 5 anos de idade, a incontinência urinária noturna é mais comum que diurna. Crianças que têm incontinência urinária noturna geralmente são normais emocionalmente e fisicamente.
A maioria dos casos provavelmente resulta de uma combinação de fatores incluindo desenvolvimento físico mais lento, super-produção de urina à noite, falta de capacidade de reconhecer que a bexiga está cheia quando estiver dormindo e, menos freqüentemente, ansiedade. Para muitos existe histórico
familiar, sugerindo um fator hereditário. Um pequeno número de casos de incontinência urinária infantil noturna é causado por problemas no sistema urinário.
Incontinência urinária infantil e apnéia do sono obstrutiva
A incontinência urinária infantil pode ser sinal de outra condição, chamada apnéia do sono obstrutiva, na qual a respiração da criança é interrompida quando ela dorme, geralmente em decorrência de adenóides ou amígdalas inflamadas ou
inchadas. Outros sintomas da apnéia do sono obstrutiva incluem ronco, respiração pela boca, infecções freqüentes nos ouvidos, dor de garganta, sufocação e sonolência diurna. Em alguns casos, o tratamento bem sucedido da apnéia do sono obstrutiva também pode resolver a incontinência urinária infantil noturna.
Causas da incontinência urinária infantil diurna
A incontinência urinária diurna, que não está associada a infecção urinária ou anormalidades anatômicas, é menos comum que a noturna e tende a desaparecer bem mais cedo. Uma causa possível de incontinência urinária infantil diurna é uma bexiga super-ativa. Muitas crianças com incontinência urinária infantil diurna têm hábitos de evacuação infrequentes ou constipação.
Tratamento para incontinência urinária infantil
A maioria dos casos de incontinência urinária infantil desaparece naturalmente, sem necessidade de tratamento, à medida que a criança cresce. O número de casos de incontinência urinária infantil cai em torno de 15% anualmente depois dos 5 anos de idade. As opções de tratamento incluem medicamentos e treinamento da bexiga.
|