O que são hemorróidas e suas causas
De acordo com o “National Institutes of Health” metade da população americana acima dos 50 anos de idade têm hemorróidas.
As hemorróidas são comuns, porém raramente apresentam risco à saúde. Hemorróidas são o resultado de muita pressão sobre as veias hemorroidais no reto. O esforço decorrente da constipação, diarréia ou gravidez pode fazer as veias incharem. Outros fatores como obesidade e doença no fígado estão entre as causas, pois também podem elevar a pressão e ocasionar hemorróidas
externas ou internas.
O
que são hemorróidas externas e internas
Há dois tipos de hemorróidas: internas e externas. Muitas vezes o único sinal que hemorróidas existem é sangue vermelho brilhante que aparece na superfície das fezes, na privada, ou no papel higiênico. Neste caso são hemorróidas internas.
Porém, se a pressão e inchaço continuarem, as veias hemorroidais podem alargar mais, algumas vezes tanto que produzem saliência através do ânus para fora do corpo. As veias ao redor do ânus podem ficar inchadas, causando hemorróidas externas. Essas veias inchadas sangram facilmente e
a irritação do muco drenado pode causar coceira na área do ânus. Se o sangue formar coágulos nessas hemorróidas externas, a dor pode ser forte.
Tratamento para hemorróidas
Caso você veja sangue, provavelmente são hemorróidas, já que elas são a fonte mais comum de sangramento no reto e ânus. Porém, se o sangramento durar mais que alguns dias, é importante procurar um médico para exame físico. É muito importante o exame físico por um médico, uma vez que a causa do sangramento pode não ser hemorróidas, mas algo mais sério como câncer.
O tratamento para hemorróidas não depende somente da gravidade dos sintomas, mas também da reação do paciente a esses. Apesar das hemorróidas serem um incômodo, elas não causam câncer e raramente ocasionam anemia severa ou outras ameaça à saúde. Muitos médicos consideram a cirurgia somente quando outras opções de tratamento falharam.
Tratamento das hemorróidas através do alívio de pressão
O primeiro passo no tratamento das hemorróidas é aliviar a pressão e tensão. Isso pode geralmente ser feito controlando a constipação com dieta rica em
fibras. Comer quantidade apropriadas de frutas, vegetais e cereais integrais resulta em fezes mais macias que são mais facilmente eliminadas sem esforço ou tensão nas veias hemorroidais. Beber quantidades adequadas de líquidos também é importante para aliviar as hemorróidas.
Uma coisa a ser evitada quando tentar se livrar da constipação é usar laxantes. Muitas vezes os laxantes podem provocar diarréia, a qual é tão ruim para as hemorróidas quanto a constipação.
Além de dieta adequada, outras medidas simples de tratamento para aliviar a irritação que as hemorróidas podem causar incluem:
* Imersão em água quente.
* Bolsa de gelo.
* Boa higiene.
Ocasionalmente, alguma forma de cirurgia pode ser necessária para destruir as hemorróidas.
Hemorróidas externas e cirurgia
Geralmente os coágulos sanguíneos nas hemorróidas externas desaparecem por si mesmas. O tratamento da dor e irritação pode ser tudo o que é necessário. Porém, algumas vezes os coágulos causam tanta dor que o paciente não consegue esperar, e cirurgia tradicional para remover os coágulos é necessária. Porém, mesmo a cirurgia é uma solução temporária. Se a dieta na pessoa não melhorar, as hemorróidas podem voltar.
|