Glicose no sangue
Quando o corpo da pessoa está operando normalmente ele automaticamente checa os níveis de glicose no sangue. Se os níveis de glicose estiverem muito altos ou muito baixos, o corpo fará ajustes para que eles retornem ao normal. Quando a pessoa tem diabetes, o corpo não faz o trabalho de controle dos níveis de glicose automaticamente. Desta forma, diabéticos têm que checar o nível de glicose no sangue regularmente e ajustar o tratamento de acordo.
Como checar os níveis de glicose no sangue
Um médico pode medir os níveis de glicose no sangue durante uma consulta. Porém, os níveis de glicose mudam de hora para hora, e alguém que visita o médico no espaço de tempo de semanas não saberia seus níveis de glicose diários. Os testes caseiros de glicose permitem ao paciente checar os níveis de glicose diariamente.
Teste caseiro de urina para glicose
O teste de glicose caseiro mais fácil é o de urina. Quando os níveis de glicose no sangue sobem acima do normal, os rins eliminam o excesso na urina. Desta forma, glicose na urina reflete excesso de glicose no sangue.
Fazer o teste de urina para glicose é fácil. Tiras são mergulhadas na urina e a mudança de cor indica se o nível de glicose está alto. Porém, o teste de urina não é totalmente preciso porque reflete os níveis de glicose no sangue de algumas horas antes. Adicionalmente, os rins das pessoas não funcionam da mesma forma. Certos medicamentos e vitamina C também afetam a precisam do teste de urina para glicose.
Teste caseiro de sangue para glicose
É mais preciso testar a glicose no sangue diretamente. Existem kits que permitem pessoas com diabetes testarem os níveis de glicose do sangue em casa. O teste envolve picar um dedo para obter uma gota de sangue. Os kits fazem isso automaticamente. A gota de sangue é colocada numa tira de plástico especial ou dentro de uma pequena máquina que “lê” quanta glicose há no sangue.
O médico pode orientar a pessoa a fazer esse teste várias vezes por dia. O monitoramento por teste caseiro de sangue para glicose pode mostrar como o corpo responde a refeições, exercícios, estresse e tratamento.
Teste de hemoglobina glicosilada
Outro teste que mede a eficiência do tratamento é o de hemoglobina glicosilada. Ele mede a glicose que se ligou a hemoglobina, a molécula nas células vermelhas sanguíneas que dá ao sangue sua cor vermelha. Com o tempo, hemoglobina absorve glicose de acordo com a sua concentração no sangue. Uma vez que a glicose é absorvida pela hemoglobina, ela permanece lá até que a célula sanguínea morra e uma nova a substitua.
Com teste de hemoglobina glicosilada o médico pode saber se os níveis de glicose no sangue estiveram muito altos durante os últimos meses.
|