O que é espinha bífida
O termo espinha bífida significa espinha com fenda, a qual é um fechamento incompleto na coluna espinhal. Em geral os três tipos de espinha bífida (do mais moderado ao mais severo) são:
1) Espinha bífida oculta. Há uma abertura em uma ou mais vértebras da coluna espinhal sem dano aparente à
medula espinhal.
2) Espinha bífida com meningocele. Os meninges, ou cobertura de proteção ao redor da medula espinhal, entram na abertura da vértebra em um saco chamado meningocele. Porém, a medula espinhal permanece intacta. Essa forma de
espinha bífida pode ser reparada com pouco ou nenhum dano às vias nervosas.
3) Espinha bífida mielomeningocele. Essa é a forma mais severa de espinha bífida, na qual uma porção na própria medula espinhal projeta-se através da costas. Em alguns casos, sacos são cobertos com pele, em outros tecidos e nervos são expostos.
Sintomas da espinha bífida
Os efeitos da espinha bífida mielomeningocele, o tipo mais sério, podem incluir fraqueza muscular ou paralisia abaixo da área da espinha onde o fechamento incompleto ocorreu, perda de sensação abaixo do fechamento incompleto, e perda de controle do intestino e bexiga. Adicionalmente, pode haver acúmulo de fluido no cérebro, uma condição chamada
hidrocefalia.
Implicações da espinha bífida
Embora espinha bífida seja relativamente comum, até recentemente a maioria das crianças que
nascia com o tipo mielomeningocele morria logo depois do nascimento. Atualmente, com
a cirurgia que drena o fluido espinhal e protege a criança contra hidrocefalia podendo ser feita nas primeiras 48 horas de vida, a criança com mielomeningocele tem muito mais chances de sobrevivência. Porém, muito freqüentemente, essas crianças devem passar por uma série de operações durante a infância.
Muitas crianças com espinha bífida mielomeningocele precisam de treinamento para aprender a controlar as funções do intestino e bexiga. Algumas requerem cateterização, ou inserção de uma tubo para permitir a passagem da urina.
Em alguns casos, crianças com espinha bífida que também têm histórico de
hidrocefalia,
experimentam problemas de aprendizado. Intervenção precoce em crianças que experimenta problemas de aprendizado pode ajuda consideravelmente a prepara-las para a escola.
Crianças com espinha bífida mielomeningocele precisam aprender habilidades de mobilidade e muitas vezes requerem ajuda de muleta ou cadeira de roda. Limitações físicas decorrentes da espinha bífida podem ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional e social da criança.
Saiba
mais:
Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Escoliose - Tratamento, causa, sintomas
Lesão na coluna cervical e medula espinhal e suas conseqüências
Pré-natal - Exames pré-natais
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Hidrocefalia deve ser tratada precocemente
Hidrocefalia - Sintomas e causas
Ácido Fólico - O que é, importância, necessidade diária
|