Entrevistas
Nelson Ferreira – Salto em distância
Entrevista realizada em Agosto de 2000 no Troféu Brasil de Atletismo

O saltador em distância Nelson Ferreira deu esta entrevista, logo após conseguir índice para a Olimpíada, para Antônio Júnior da Rádio Carioca AM 710. Ele saltou 8.18m no penúltimo salto garantindo vaga para Sydney. Nelson fala da alegria de se classificar para a segunda Olimpíada, suas perspectivas, história como atleta e da situação do atletismo no Brasil.


Antônio Júnior :
Como foi conseguir o índice olímpico ?
Nelson Ferreria: Foi na última hora, na última competição e quase no último salto. Para mim foi um desabafo imenso, já que estava ralando bem desde o começo do ano mas vinha pegando muito vento contra nas competições. Aqui no Rio teve Sol e vento favor. Tudo certo para fazer o que sei que é saltar.

AJ : Com oito centímetros acima do índice você vê chance de medalha?
Nelson Ferreria: Na realidade há chance sim, já que o índice olímpico é na verdade 8 metros. Só aqui no Brasil que é 8.10m, o maior do mundo. Com 8.24m o pessoal foi medalha na Olimpíada passada. Eu acho que saltando 8.18m, melhorando um pouco para 8.20-8.30m, o que eu posso fazer, estarei brigando por uma medalha.

AJ : Quais serão seus grandes adversários em Sydney ?
Nelson Ferreria: Há dois que estão despontando que são o James Breckford da Jamaica e o Ivan Pedroso. Os outros estão mais ou menos no mesmo nível.

AJ : Como é a sua história como atleta ?
Nelson Ferreria: Até os16 anos eu jogava na seleção paranaense de Handebol. Comecei no Atletismo aos 17 anos e participei de sul-americanos e mundiais juvenis. Consegui me classificar para a Olimpíada de Atlanta, mas infelizmente me machuquei. Logo depois dei a volta por cima e fui quinto no mundial de atletismo em Atenas. Agora estou indo para outra Olimpíada e espero que desta vez tenha mais sorte.

AJ : Para finalizar, você acha que o atletismo hoje está em melhor situação ?
Nelson Ferreria: Está bem melhor. A atenção que tivemos no Pan-americano do ano passado mudou muito o atletismo, desde patrocínio até a imprensa. Quatro anos atrás em Atlanta não tinha tudo isso. Não só em termos de cobertura da mídia mas também em relação ao nível dos atletas. Nos temos 18 ou 20 atletas com índice "AAA" que é bem acima do índice "A" olímpico. Todos com chance de chegar à final e brigar por medalha.

PUBLICIDADE


História - Salto em distância nas Olimpíadas:

Esta modalidade é disputada desde a primeira edição, em Atenas-1896, quando o vencedor foi o americano Ellery Clark com 6.35m. A partir de 1900, em Paris, até 1912, na Antuérpia, além do salto em distância moderno, também foi disputado o salto em distância parado. O grande atleta dos saltos parados foi o americano Raymond Charles Ewry. Além de conquistar quatro medalhas de ouro no salto em distância parado entre 1900 e 1908 (incluindo os Jogos Intermediários em 1906), ele também obteve quatro medalhas de ouro no salto em altura parado e duas no salto triplo parado. Raymond é o maior recordista de medalhas de ouro olímpicas com dez em quatro Olimpíadas.

No período entre guerras, a grande estrela do salto em distância foi o americano "Jesse" Owens. Além de conquistar o ouro nesta modalidade em 1936, em Berlin, saltando 8.06m, ele também venceu os 100m, 200m, e revezamento 4x100m. O negro Jesse destrui a ambição de Hitler usar a Olimpíada para provar a superioridade da raça Ariana. Nesta Olimpíada competiram pelo Brasil Dalmo Teixeira, que ficou na 9a colocação saltando 7.05m, e Márcio de Oliveira, que ficou na 15a posição.

Quase cinqüenta após, o feito de Jesse Owens foi repetido por outro atleta negro americano. Carl Lewis repetiu a façanha em 1984, na cidade de Los Angeles, vencendo o salto em distância com 8.54m, além dos 100m, 200m e revezamento 4x100m. Lewis ainda venceria o salto em distância nas três olimpíadas seguintes tornando-se o maior atleta desta modalidade com 4 medalhas de ouro, além de mais cinco nos eventos de velocidade.

Fonte : De Atenas a Atlanta, Maurício Cardoso, Ed. Página Aberta, 1996.

VoltarVoltar a Entrevistas de Atletas

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2018 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas