O que é endometriose
A endometriose ocorre quando tecido que reveste o interior do útero cresce para fora desse órgão, geralmente na superfície de órgãos nas áreas pélvicas e abdominais, em locais nos quais não deveria crescer.
Em que áreas fora do útero a endometriose se desenvolve
Na maioria das vezes a endometriose ocorre na cavidade pélvica:
* Sobre ou sob os ovários.
* Atrás do útero
* Sobre tecidos que seguram o útero no lugar.
* Sobre os intestinos.
* Sobre a bexiga.
Em casos extremamente raros, endometriose pode se desenvolver nos pulmões ou outras partes do corpo.
Sintomas da endometriose
Um dos sintomas mais comuns da endometriose é a dor, geralmente no abdômen, região lombar ou área pélvica. A quantidade de dor que a mulher sente não está relacionada a quanta endometriose ela tem. Algumas mulheres não sentem dor mesmo com endometriose extensiva. Por outro lado, outras mulheres sentem muita dor mesmo com pequenas áreas de endometriose.
Sintomas gerais de endometriose podem incluir (mas não estão limitados a):
* Cólicas menstruais muito fortes, que podem piorar com o tempo.
* Dor pélvica crônica.
* Dor durante ou após o ato sexual.
* Dor intestinal.
* Defecação ou urinação dolorida durante a menstruação.
* Forte menstruação.
* Sangramento fora da menstruação.
* Infertilidade.
Adicionalmente, mulheres diagnosticadas com endometriose podem ter fadiga e sintomas gastrintestinais que parecem transtornos intestinais.
Endometriose e infertilidade
Em torno de 30-40% das mulheres com endometriose tem infertilidade. Algumas mulheres não sabem que têm endometriose até terem problema para engravidar.
Causas da endometriose
Não sabemos a causa exata da endometriose. No momento existem apenas algumas teorias que tentam explicar as causas da endometriose.
Diagnóstico da endometriose
Os médicos usam vários testes para o diagnóstico da endometriose. Algumas vezes são usados testes de imagem que permitem a localização de áreas de endometriose grandes, como nódulos ou cistos. Os dois testes de imagem mais comuns são ultra-som e ressonância magnética.
A única forma de saber com certeza se a mulher tem endometriose é através de cirurgia, sendo que o tipo mais comum é a laparoscopia. Nesse procedimento o cirurgião infla um pouco o abdômen com gás. Depois de fazer um pequenos corte no abdômen, ele usa um pequeno instrumento chamado laparoscópio para ver os órgãos reprodutivos, intestinos ou outras superfícies nas quais poderia haver endometriose. Esse diagnóstico pode ser confirmado através de biópsia, a qual envolve retirar uma pequena amostra de tecido para estudo microscópico.
O médico somente fará laparoscopia depois de realizar histórico médico completo, e exames físico e pélvico. Essas informações, em adição aos resultados do ultra-som ou ressonância magnética, ajudarão a tomar decisões sobre o tratamento.
|