O que é dor pélvica
A dor pélvica é o termo geral para descrever dor que ocorre principalmente ou somente na área do abdômen inferior. A dor pélvica pode ser contínua, ou ir e vir.
Em alguns casos, a dor pode ser severa e atrapalhar atividades cotidianas. Em outros casos, a dor pélvica pode ocorrer somente durante a menstruação. Dor pélvica também pode
acontecer durante o intercurso sexual.
Causas da dor pélvica
Em geral a dor pélvica é um sinal de que há algum problema em um dos órgãos na área pélvica: útero, ovários, tubos de falópio, cérvix, vagina, trato urinário, intestino, ou reto. Dor pélvica também pode ser sintoma de uma infecção. Algumas vezes a dor pélvica pode ser causada por problemas musculares ou esqueletais.
Existem algumas condições médicas que são freqüentemente associasas à dor pélvica, incluindo vulvodínia, endometriose e fibrose uterina.
Vulvodínia como causa de dor pélvica
A vulvodínia descreve dor crônica ou desconforto na vulva. Esse tipo de dor pode ser diferente para cada mulher. A dor pode se mover ou ficar sempre no mesmo local. Ela pode ser constante, ou ir e vir.
Endometriose como causa de dor pélvica
A endometriose ocorre quando tecidos que deveriam revestir o útero crescem para fora dele. Esses tecidos freqüentemente crescem sobre superfícies ou órgãos na pélvis e abdômen, onde não deveriam estar. Os dois sintomas mais comuns de endometriose são dor e infertilidade.
Fibrose uterina como causa de dor pélvica
Fibrose uterina é o tumor não-canceroso mais comum em mulheres em idade reprodutiva. A fibrose é feita de células de músculos e outros tecidos que crescem dentro ou ao redor da parede uterina. Os sintomas podem incluir menstruação pesada ou dolorosa, dor durante o ato sexual, dor nas costas, entre outros.
Tratamento para dor pélvica
Pode ser difícil encontrar a causa para a dor pélvica. O médico provavelmente pedirá alguns testes para descobrir a causa da dor. O tratamento dependerá da causa por trás da dor pélvica, além da intensidade e freqüência que a dor ocorre.
O tratamento pode incluir medicamentos para dor ou antibióticos. Para algumas condições médicas, o tratamento pode ser mais invasivo, como cirurgia para endometriose.
|