Como é o tratamento para doença renal
Os tratamentos para doença renal inicial incluem mudanças no estilo
de vida e medicamentos. A mudanças no estilo de vida, como comer menos e se exercitar regularmente para manter peso saudável, podem ajudar a prevenir as doenças que causam danos aos rins. Se o paciente já tem diabetes e/ou pressão alta, manter essas condições sob controle pode impedir mais danos aos rins.
Restringir o uso de sal
pode ser uma mudança importante de estilo de vida, uma vez que isso pode ajudar a controlar a pressão sanguínea. Para pessoas que já têm a função renal muito reduzida, outra mudança freqüentemente recomendada é seguir uma dieta com quantidades moderadas de proteínas. Uma vez que as proteínas fazem os rins trabalharem mais, comer menos proteína pode ajudar a retardar o progresso da insuficiência renal. Qualquer um considerando mudanças na dieta por causa de doença renal deve trabalhar com um nutricionista para garantir a nutrição adequada.
Medicamentos
no tratamento para doença renal
Medicamentos também podem ajudar os rins a ficarem saudáveis por mais tempo. Dois tipos de medicamentos para pressão
- inibidores da enzima conversora de angiotensina e bloqueadores do receptor de angiotensina
- tem mostrado retardar a doença renal e postergar a insuficiência
renal. Muitas pessoas precisam de dois ou mais tipos de medicamentos para
deixar a pressão sanguínea abaixo dos níveis recomendados (130/80 mmHg) para manter os rins saudáveis. Diurético também pode ser importante. O médico determinará que medicamentos são os corretos para o paciente.
Diálise
no tratamento para doença renal
Se a doença renal progredir para insuficiência renal (algumas vezes chamada de doença renal terminal), o objetivo do tratamento muda. Uma vez que os rins pararam de funcionar, o objetivo é encontrar tratamentos que possam substituir a função renal. Existem duas opções principais para isso:
diálise e transplante de rim.
Diálise é um tratamento que filtra dejetos e água do sangue. Existem duas formas principais de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal. Na hemodiálise o sangue corre através de filtro externo, e o sangue limpo é retornado ao corpo. Hemodiálise é geralmente feita em um centro de diálise três vezes por semana. Cada sessão geralmente dura de três a quatro horas.
Diálise peritoneal é outra forma de remover dejetos do sangue. Esse tipo de diálise usa o revestimento na cavidade abdominal para filtrar o sangue. Ela funciona colocando fluido especial no abdômen que absorve dejetos do sangue à medida que passa através desse revestimento. O fluido é então drenado.
Hemodiálise e diálise peritoneal são tratamentos que ajudam a substituir a função renal. Esses tratamentos ajudam o paciente a se sentir melhor e viver mais, mas eles não curam a insuficiência renal.
Embora os pacientes com insuficiência renal cada vez vivam mais, com o passar dos anos a doença renal pode causar problemas como
doença
cardíaca, doença óssea, artrite, dano aos nervos, infertilidade e subnutrição.
Transplante
de rim no tratamento para doença renal
Alguns pacientes com insuficiência renal podem ser capazes de receber transplante de rim. Isso envolve receber o rim saudável de outra pessoa e
transplantá-lo cirurgicamente no corpo do paciente. O transplante de rim é um tratamento para a insuficiência renal, não uma cura. O paciente precisará visitar o médico regularmente. Também necessitará tomar medicamentos para suprimir o sistema imunológico, de modo que ele não rejeito o rim transplantado.
Saiba mais:
Como Manter seus Rins Saudáveis
Doença renal crônica - O que é, causas, fatores de risco, prevenção
Doença renal - Sintomas e diagnóstico
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Pressão alta ou hipertensão arterial
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão Arterial
Índices de pressão arterial, colesterol e glicemia
Insuficiência renal crônica
Uréia - Teste uréia sérica e uremia Insuficiência renal e doenças nos rins
Hemodiálise
Proteinúria e teste para doença renal
Insuficiência renal aguda
|