Dieta, estilo de vida e calvície masculina

Homem com calvície - NIH News

Ainda que vários fatores genéticos determinem a predisposição da pessoa desenvolver a calvície masculina (alopecia androgênica), há evidências que dieta e estilo de vida também tenham influência. 

A dramática elevação da incidência de calvície masculina no Japão depois da II Guerra Mundial, quando houve forte ocidentalização dos hábitos com elevação da ingestão de gorduras e calorias e diminuição da quantidade de exercícios aeróbicos, é um dos indícios da influência da dieta e estilo de vida.

O exercício aeróbico vigoroso diário e dieta com quantidades adequadas, porém moderadas, de gorduras e calorias reduzem os níveis mínimos de insulina e testosterona livre total, abaixando significativamente os níveis mínimos de DHT que contribuem para a queda de cabelo em homens.

Níveis elevados de insulina (e possível inflamação crônica) parecem estar relacionados com a calvície masculina. Isso reforça a idéia de que hábitos que auxiliam manter os níveis de insulina baixos, como exercícios aeróbicos, poderiam ajudar a preservar os cabelos.

Saiba mais:
Tratamentos para queda de cabelo - Alopecia androgenética e Alopecia areata
Exageros em atividades físicas podem causar queda capilar
Queda Capilar - Benefícios da Atividade Física
Levantamento de peso pode causar calvície


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos: Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Baldness treatments" (en.wikipedia.org/wiki/Baldness_treatments).