Diabetes tipo 2: Como prevenir

Hábitos de vida saudável - NIH

Pessoas com diabetes têm problema com o nível açúcar no sangue (glicose), que pode subir muito. Ter nível muito alto de açúcar no sangue pode causar muitos problemas. Diabetes eleva o risco para doenças cardiovasculares, cegueira, amputações, e outros sérios problemas de saúde. Porém, você pode prevenir ou postergar o tipo mais comum de diabetes, chamado diabetes tipo 2, se você souber que medidas tomar.

PUBLICIDADE

Nos EUA, quase 1 em cada 10 pessoas têm diabetes. Muitos mais têm uma condição chamada pré-diabetes. Pessoas com pré-diabetes geralmente não apresentam sintomas, ainda assim estão sob risco de eventualmente desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e AVC.

Pesquisas mostram que você pode reduzir muito o risco para diabetes tipo 2 e pré-diabetes tendo uma alimentação saudável, praticando atividades físicas e perdendo o excesso de peso.

Diabetes tipo 2 surge em decorrência de problemas relacionados ao hormônio insulina. Quando nosso corpo digere os alimentos, eles o quebram e o convertem em glicose e outras moléculas, que então viajam através da corrente sanguínea. Quando uma pessoa tem diabetes tipo 2, ou seu corpo tem problema para usar insulina, ou não produz insulina suficiente. Como resultado, glicose pode se acumular em níveis prejudiciais no sangue.

A diabetes tipo 2 ocorre mais frequentemente em pessoas de meia-idade ou idosas, porém jovens também pode sofrer essa doença. “Antes da década de 90 quase nunca víamos jovens com diabetes tipo 2”, diz Dra. Barbara Linder, especialista em diabetes em crianças. Porém atualmente a diabetes tipo 2 está se tornando mais comum em jovens, assim como a elevação de taxas de obesidade infantil.

Alguns fatores que elevam o risco para diabetes tipo 2 não podem ser evitados. Ter um parente próximo com diabetes aumenta o seu risco. 

Pessoas com sobrepeso, obesidade e sedentárias possuem risco muito maior de desenvolver diabetes tipo 2. Porém esses fatores de risco podem ser evitados, diminuindo bastante o risco para diabetes.

PUBLICIDADE

Como perda de peso e atividades físicas podem prevenir diabetes tipo 2

Para compreender como a perda de peso poderia afetar o risco de diabetes, o National Institutes of Health (NIH), começou um estudo nos anos 90 chamado “National Diabetes Education Program” . Os médicos naquela época já sabiam que estar acima do peso era um fator de risco para diabetes, mas ainda desconheciam se perder peso poderia diminuir o risco.

O estudo envolveu mais de 3 mil pessoas com sobrepeso e pré-diabetes. Elas foram aleatoriamente divididas em grupos.

Um grupo se reunia regularmente com os organizadores do estudo visando ter hábitos mais saudáveis, como ingerir menos calorias e praticar mais exercícios físicos. O objetivo desse grupo era perder 7% do peso corporal e praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas. Outro grupo tomou metformina, um medicamento comumente usado para tratar diabetes tipo 2, e recebeu as orientações padrões sobre dieta e exercícios. O grupo de controle recebeu um comprimido placebo (sem efeito) e as orientações padrões.

Depois de 3 anos, os pesquisadores descobriram que, no grupo encorajado ter hábitos mais saudáveis, o risco para diabetes diminuiu 58%. Em torno de 38% das pessoas desse grupo alcançou e manteve a meta de perda de peso, e 58% alcançou a meta para atividade física. 

O estudo continuou acompanhando os grupos, e tanto o da mudança no estilo de vida quanto o da metformina continuaram a diminuir o risco de desenvolver diabetes, embora os efeitos declinassem. Depois de 10 anos, as pessoas que mantiveram o estilo de vida mais saudável postergaram em torno de 4 anos a mais o aparecimento da diabetes comparados com o grupo de controle. Já o grupo da metformina postergou em 2 anos a mais o aparecimento da diabetes comparados com o grupo de controle.

Metformina tem sido usada há muito tempo e aprovada para o tratamento da diabetes tipo 2. Porém, nos EUA, ela não foi aprovada para prevenir diabetes tipo 2. Pesquisas sugerem que os efeitos preventivos desse medicamento podem funcionar melhor em pessoas mais saudáveis e jovens. Para pessoas mais velhas, mudanças no estilo de vida foram especialmente úteis; elas diminuíram o risco para diabetes em 71%.

“Perda de peso é a chave, e atividade física é muito importante, porém mudanças no estilo de vida nunca são fáceis”, diz Joanne Gallivan, diretor do “National Diabetes Education Program”. “Você tem maior probabilidade de conseguir perder peso se encontrar uma atividade física que goste e possa praticar todos os dias”, diz Dra. Barbara Linder.

Para perder peso você precisa queimar mais calorias do que consome. Os participantes do estudo seguiram uma dieta com poucas calorias e gorduras. Especialistas agora reconhecem que as pessoas podem precisar de dietas diferentes. “Se você está comendo muita gordura, é isso que você precisa diminuir. Se está comendo muitos doces, é isso que precisa cortar”, diz Dra. Barbara Linder. “É preciso individualizar a dieta”.

Especialistas recomendam que pessoas com risco para diabetes tipo 2 pratiquem semanalmente 150 minutos de atividade física de intensidade moderada. Isso significa 30 minutos, 5 dias da semana.

“Faça seu coração bater um pouco mais rápido ao se exercitar”, diz Dr. David Nathan, que comandou os estudos.

Caso ache que possa ter pré-diabetes ou diabetes, seu médico pode ajudá-lo a decidir o que fazer. Exame de sangue pode verificar seu nível de glicose e checar se tem pré-diabetes ou diabetes.

Dr. David Nathan diz que pessoas com mais de 45 anos devem fazer teste para diabetes, assim como pessoas de todas as idades com fatores de risco. Os fatores de risco incluem pressão alta, colesterol elevado, e histórico de diabetes gestacional ou doença cardiovascular.

Saiba mais:
Diabetes - Prevenção
Exercícios Físicos e Diabetes
Mantendo a forma com diabetes - Exercícios físicos para diabéticos
Diabetes x Exercício Físico
Causas da diabetes tipo 2
Diabetes - Fatores de risco
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Diabetes mellitus tipo 2
Viver bem com diabetes - desafio possível
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Diabetes - O que é, tipos, diagnóstico e tratamento
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes - Tratamento
Diabetes gestacional
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Resistência à insulina e pré-diabetes
Metformina
Diabete Infantil e Alimentação
Diabetes tipo 1
Comidas para diabéticos
Cuidados com os pés de pessoas com diabetes
Mova-se para a sua saúde!
Mudanças no estilo de vida, da saúde à doença
Hábitos Saudáveis de Vida
Benefícios da corrida para a saúde
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Exercício físico na terceira idade - Benefícios
Benefícios dos exercícios físicos para idosos

Somente 10 razões para praticar exercícios físicos
Benefícios do café para a saúde
O poder do seu pâncreas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health