O que é cistite intersticial
A cistite intersticial é uma condição que resulta em desconforto recorrente ou dor na bexiga e regiões ao redor na pélvis. Uma vez que a cistite intersticial varia muito em sintomas e severidade, a maioria dos pesquisadores acredita não ser uma, mas várias doenças. Na cistite intersticial a parede da bexiga pode ser irritada e ficar retesada ou cicatrizada. A cistite intersticial é muito mais comum em mulheres do que em homens.
Sintomas da cistite intersticial
Os sintomas variam de caso a caso, e mesmo na própria pessoa. Os pacientes podem experimentar desconforto moderado, pressão, sensibilidade ou dor intensa na bexiga e área pélvica. Os sintomas podem incluir necessidade urgente e/ou freqüente de urinar. O dor pode mudar de intensidade à medida que a bexiga enche ou esvazia de urina. Os sintomas nas mulheres geralmente pioram durante a menstruação. Elas também podem algumas vezes sentir dor durante intercurso vaginal.
Causas da cistite intersticial
Alguns dos sintomas de cistite intersticial assemelham àqueles de infecção bacteriana, porém testes médicos não revelam organismos na urina. Além disso, pessoas com cistite intersticial não respondem à terapia com antibióticos. Pesquisadores estão trabalhando para entender as causas da cistite intersticial.
Muitas mulheres com cistite intersticial possuem outras condições médicas, como síndrome do intestino irritável
e fibromialgia. Cientistas acreditam que cistite intersticial possa ser uma manifestação na bexiga de uma condição médica mais geral em vários órgãos e partes do corpo.
Diagnóstico da cistite intersticial
Uma vez que os sintomas de cistite intersticial são similares a outras desordens da bexiga, e não há teste definitivo para
a identificar, o médico deve eliminar outras condições médicas tratáveis antes de considerar o diagnóstico de cistite intersticial. As mais comuns doenças com sintomas similares à cistite intersticial são infecções no trato urinário e câncer na bexiga. A cistite intersticial não está associada com elevação no risco de desenvolver câncer.
O diagnóstico de cistite intersticial na população geral é baseado em:
* Presença de dor relacionada à bexiga, geralmente acompanhada por freqüência e urgência em urinar.
* Ausência de outras doenças que poderiam causar os sintomas.
Tratamentos para cistite intersticial
Cientistas ainda não encontraram a cura para cistite intersticial, e nem podem prever quem responderá melhor a qual tratamento. Os sintomas da cistite intersticial podem desaparecer com mudança na dieta, tratamentos, ou sem explicação. Mesmo que os sintomas desapareçam, eles podem retornar sem explicação depois de alguns dias, semanas, meses ou anos. Uma vez que as causas da cistite intersticial são desconhecidas, os tratamentos atuais visam aliviar os sintomas.
Medicamento
oral no tratamento da cistite intersticial
O primeiro medicamento aprovado pelo FDA (órgão americano que regula medicamentos) para cistite intersticial foi o pentosano polissulfato de sódio (Elmiron®). Nos testes clínicos ele melhorou os sintomas em 30% dos pacientes com cistite intersticial.
Em casos de desconforto moderado os medicamentos orais primeiramente usados são aspirina e ibuprofeno. Outros medicamentos também podem ser receitados para aliviar a dor. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e só devem ser usados sob supervisão médica.
|