Técnica desenvolvida na Ìndia já está disponível no Brasil e proporciona melhores resultados, recuperação mais rápida e diminui as chances de lesões oculares e
astigmatismo.
O oftalmologista Dr. Marco Antônio Olyntho está trazendo a mais nova técnica de cirurgia de catarata, chamada de “Micro Phaconit”.
A grande diferença é que esta nova técnica utiliza uma cânula de apenas 0,7 mm de diâmetro contra 3.2 mm da técnica antiga.
Uma das grandes vantagens é que, além da recuperação do paciente ser bem mais rápida (metade do tempo), o risco de possíveis danos às estruturas oculares é bem menor. Outra boa notícia é que, pela incisão ser bem menor, é possível a colocação de uma lente especial para microincisão que diminui consideravelmente a chance do paciente desenvolver
astigmatismo: “Na técnica tradicional, muitos pacientes acabam tendo que fazer novas lentes para os óculos ou mesmo começar a usá-los”, explica o médico.
E mais: a Micro Phaconit diminui o tempo de utilização do ultrassom que é utilizado para dissolver o cristalino. “Quanto menor esse tempo, menores também serão as chances de danos oculares”, explica o Dr. Olyntho.
Esta nova técnica foi desenvolvida pelo médico indiano Dr. Amar Agawal, referência mundial na área, que convidou alguns poucos médicos de vários países para um treinamento na cidade de Chennai, localizada ao sul da Ìndia, na qual o Dr. Olyntho esteve por 15 dias, tempo de duração do treinamento.
O Dr. Olyntho está realizando está técnica nas cidades onde atua (São José do Rio Preto/SP e São Paulo/SP) há apenas um mês, com ótimos resultados: “Nas primeiras horas os pacientes já conseguem uma grande melhora. Em apenas 15 dias a visão já está estabilizada, ao contrário dos 30 dias da técnica anterior”.
A nova técnica tem apenas uma restrição. Ela não deve ser feita em pacientes com
catarata instalada há muito tempo nos quais a visão já está bem comprometida. “Nesse caso a melhor opção é a técnica tradicional. O ideal é que o paciente seja avaliado por um especialista”, afirma o oftalmologista.
Cirurgia
de catarata
A cirurgia de catarata é rápida. Em apenas seis minutos é possível realizar o procedimento. Através de uma microincisão, o médico introduz uma cânula pela qual passa o ultrassom. As ondas de choque atingem o cristalino opaco, responsável pela visão “esbranquiçada” e o dissolve. No local é colocada uma lente e o paciente volta a enxergar normalmente.
O índice de catarata é maior em pessoas com mais de 60 anos. Além da idade, outras causas do problema são doenças como diabetes, exposição à radiação ultravioleta e alterações no metabolismo.
A catarata é a principal causa da cegueira no mundo. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sejam portadoras deste problema.
Saiba
mais:
Catarata ocular
Catarata - Sintomas e diagnóstico
Catarata - Tratamento e prevenção
Catarata - Causas, cirurgia
Astigmatismo - O que é, sintomas, causas, tratamento
Astigmatismo
Problemas de visão - Isolamento do idoso pode ser um sintoma
Baixa visão - Causas e sinais da perda de visão
Catarata - O que é, tratamento
|