Catarata - O que é, tratamento

Exame de olho - NIDDK Image Gallery

À medida que a vida passa, começamos a notar certas alterações, que são parte natural do envelhecimento. Talvez nossas articulações não sejam mais tão flexíveis quanto antes. Nossa visão também pode ser menos acurada do que antigamente. 

Uma das causas da visão prejudicada com o avançar da idade é a catarata, a qual é uma opacidade na lente natural do olho (cristalino). Pessoas com catarata pode notar visão turva ou auréolas ao redor de luzes quando dirigem à noite. 

Se não tratada, catarata pode limitar bastante a visão. De fato, algumas pessoas com catarata severa podem somente dizer a diferença entre luz e escuridão. 

PUBLICIDADE

“Geralmente não pensamos na catarata como uma doença do olho. Na maioria dos casos, é simplesmente uma alteração natural do envelhecimento”, diz Dra. Rachel Bishop, oftalmologista no National Institutes of Health (NIH). “Tipicamente a catarata não causa danos ao olho da forma como a maioria das doenças faz”.

Sintomas precoces da catarata podem ser melhorados com óculos, mais iluminação ou lentes de aumento. Se essas medidas não ajudarem, cirurgia é a única opção efetiva de tratamento. A cirurgia envolve remover a lente opaca e a substituir por uma de plástico. 

As cirurgias de catarata são uma das mais comuns. A maioria dos pacientes se recupera em apenas algumas semanas, e pode notar a visão melhorada depois de poucos dias. 

A decisão de passar por cirurgia de catarata é pessoal, e deve ser tomada depois de conversar com seu médico. Alguns especialistas aconselham que a catarata seja removida somente quando a perda na visão interfira nas atividades cotidianas, como dirigir, ler ou assistir TV. 

PUBLICIDADE

A melhor forma de prevenir ou postergar a catarata é proteger seus olhos dos raios ultravioletas do sol. Tente usar óculos escuros ou bonés. Pesquisadores também acreditam que boa nutrição pode ajudar a diminuir o risco de catarata relacionada à idade. Eles recomendam comer bastante verduras folhosas verdes, frutas, nozes e outros alimentos saudáveis. Também não fume, uma vez que isso pode acelerar o desenvolvimento da catarata.

Para verificar sinais precoces de doenças nos olhos, Dra. Bishop recomenda que todos façam exame com pupila dilatada aos 40 anos de idade, mesmo que sua visão pareça boa. 

“Algumas pessoas penam que a redução da visão é uma parte incontrolável do envelhecimento”, diz Dra. Bishop. “Não é. Se você notar que sua visão não está tão boa como costumava ser, deve procurar um oftalmologista”. Uma vez que muitas doenças de olhos sérias não têm sinais de alerta precoces, é importante fazer exames de olhos regulares como parte da sua rotina de cuidados médicos. 

Saiba mais:
Catarata - Causas, Cirurgia
Catarata ocular
Cirurgia de catarata - Nova técnica
Catarata - Sintomas e diagnóstico
Catarata - Tratamento e prevenção
Problemas de visão - Isolamento do idoso pode ser um sintoma
Baixa visão - Causas e sinais da perda de visão


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases