O que é câncer de pele e seus tipos
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer em muitas partes do mundo. Ele ocorre em milhões de pessoas todos os anos. Existem três tipos principais de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma epidermóide, e
melanoma. Deses três tipos, o melanoma é o mais sério.
Como
ocorre o câncer de pele
A pele é o órgão humano mais extenso. Ela tem duas camadas principais, a camada interior chamada derme, e a exterior chamada epiderme.
A epiderme é feita de três tipos de células vivas:
* Células epidermóides são planas e formam a camada de topo das células vivas.
* Células basais são redondas e ficam diretamente abaixo das células epidermóides.
* Melanócitos são células especializada que produzem o pigmento chamado melanina.
A melanina produzida pelos melanócitos dá à pele a sua cor. Ela também protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol. Pessoas com mais melanina têm melhor proteção contra a luz ultravioleta.
Normalmente as células no organismo crescem, dividem, e produzem mais células quando é necessário. Porém algumas vezes esse processo dá errado, e as células ficam anormais e se multiplicam de forma descontrolada. Essas células extras formam uma massa de tecido chamada tumor. Os tumores podem ser relativamente inofensivos (benignos) ou cancerosos (malignos). Um tumor maligno pode se espalhar, danificar tecidos saudáveis, e deixar a pessoa doente.
Câncer de pele ocorre quando células anormais formam e se multiplicam de maneira descontrolada na epiderme, ou quando células da epiderme invadem a derme.
Tipos
de câncer de pele e sua gravidade
Os tipos de câncer de pele carcinoma basocelular e carcinoma epidermóide são bem comuns tantos em idosos quanto em pessoas jovens, e raramente são fatais. Já o
melanoma é um tipo de câncer de pele menos comum, porém mais sério e agressivo.
O melanoma é resultante do crescimento descontrolado dos melanócitos, e pode ocorrer em qualquer local do corpo onde existem essas células, incluindo a pele, olhos, boca e trato gastrintestinal. Homens tendem a desenvolver melanoma mais freqüentemente no tronco, cabeça e pescoço. Mulheres mais freqüentemente desenvolvem melanoma nos braços e pernas. Melanoma ocorre mais freqüentemente em adultos, mas também pode aparecer em crianças e adolescentes.
Saiba
mais:
Melanoma maligno - Causas, prognóstico, tratamento
Câncer de pele - Causas e fatores de risco
Câncer de pele - Sintomas, sinais e diagnóstico
Câncer de pele - Tratamento e cura
Câncer de pele tipo melanoma
Câncer de pele - Carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma
Dicas para evitar o câncer
Metástase - O que é câncer metastático e tratamento
É recomendado usar protetor solar para correr?
Câncer de pele
Sol e pele: o lado negro da exposição solar
Pratique exercícios físicos no verão com segurança
|