O que é câncer de estômago
O câncer começa nas células, os blocos que constroem os tecidos do corpo. Os tecidos fazem o estômago e outros órgãos do corpo.
Células normais crescem e dividem para formar novas células à medida que o corpo necessita. Quando células normais envelhecem ou ficam danificadas, elas morrem e novas células tomam o seu lugar.
Algumas vezes esse processo não funciona corretamente. Novas células se formam onde o corpo não precisa, e células velhas ou danificadas não morrem como deveriam. O acúmulo de células extra freqüentemente forma uma massa de tecido chamada tumor.
O tumor no estômago pode ser benigno (não canceroso) ou maligno (câncer). Tumores benignos não são danosos como os malignos.
Tumores benignos:
* Raramente são ameaça à vida.
* Podem ser removidos e geralmente não retornam.
* Não invadem os tecidos ao redor.
* Não se espalham para outras partes do corpo.
Tumores malignos:
* Podem ser uma ameaça à vida.
* Freqüentemente podem ser removidos, mas algumas vezes retornam.
* Podem invadir e danificar órgãos e tecidos ao redor.
* Podem se espalhar para outras partes do corpo.
Câncer de estômago geralmente começa em células na camada interna do estômago. Com o tempo, o câncer pode invadir mais dentro da parede do estômago. Um tumor no estômago pode crescer através do revestimento externo do estômago para órgãos próximos, como fígado, pâncreas, esôfago ou intestino.
Células de câncer de estômago podem se espalhar alastrando do tumor original. Elas entram nos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos, os quais se ramificam para todos os tecidos do corpo. As células cancerosas pode ser encontradas nos
gânglios linfáticos perto do estômago. Elas podem se agrupar em outros tecidos para formar novos tumores. Quando o câncer se espalha isso é chamado
metástase.
Fatores de risco para o câncer de estômago
Ninguém sabe ao certo o que causa o câncer de estômago. Porém, os médicos sabem que pessoas com certos fatores de risco possuem maior risco de desenvolver câncer de estômago. Um fator de risco é algo que aumenta a chance de ter uma doença.
Estudos encontraram os seguintes fatores de risco para câncer de estômago.
* Infecção por Helicobacter pylori. A H. pylori é uma bactéria que comumente infecta o revestimento interno (mucosa) do estômago. Infecção por H. pylori pode causar inflamação no estômago e úlcera péptica. Ela também eleva o risco de câncer de estômago, porém apenas uma pequena quantidade de pessoas infectadas desenvolvem câncer.
* Inflamação de longo prazo do estômago. Pessoas com condições médicas relacionadas com inflamação de longo prazo do estômago (como
anemia
perniciosa) têm maior risco para câncer de estômago. Também, pessoas que tiveram parte do estômago removida podem ter inflamação de longo prazo no estômago e risco maior para câncer de estômago muitos anos depois da cirurgia.
* Fumo. Fumantes têm maior probabilidade de desenvolver câncer de estômago.
* Histórico familiar. Parentes próximos (pais, irmãos ou filhos) de uma pessoa com histórico de câncer de estômago possuem maior probabilidade de desenvolver essa doença. Se muito parentes próximos têm histórico de câncer de estômago, o risco é maior.
* Alimentação ruim, sedentarismo ou obesidade. Estudos sugerem que pessoas com dieta rica em alimentos que são defumados, salgados ou em conservas possuem risco maior para câncer
de estômago. Por outro lado, pessoas com alimentação rica em frutas e verduras podem ter o risco reduzido. O
sedentarismo e
obesidade também elevam o risco para câncer de estômago.
A maioria das pessoas com fatores de risco não desenvolvem câncer de estômago. Por exemplo, muitas pessoas têm infecção por H. pylori mas nunca desenvolvem câncer.
Por outro lado, algumas vezes a pessoa desenvolve câncer de estômago sem nenhum fator de risco conhecido.
Saiba
mais:
Luta contra o Câncer - Alimentação e hábitos alimentares
Dores abdominais e estomacais - gases, gravidez, dor constante
Tabagismo e problemas de saúde
H. Pylori e úlcera péptica
Prevenção do câncer: Saiba como diminuir seu risco
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: © 2012 Hélio
Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Cancer Institute
|