Para obter os resultados esperados em tratamentos com antibióticos, é indispensável tomar o medicamento no horário correto e cumprir o período de uso determinado pelo médico (geralmente de sete a dez dias). É preciso ter responsabilidade para fazer esse tipo de tratamento, pois a interrupção pode levar a infecções generalizadas graves.
Quando se toma o antibiótico em tempo inferior ao prescrito, a bactéria a ser combatida torna-se resistente. Assim, aumentam os riscos de essa bactéria espalhar-se por todo o organismo sem que existam muitas alternativas de cura.
“Os antibióticos não devem ser tomados junto com nenhum outro medicamento, pois podem ter seu efeito reduzido”, afirma o Chefe da Unidade de Farmacovigilância da Anvisa, Murilo Freitas Dias.
Alguns procedimentos são indispensáveis no caso de o paciente esquecer de tomar o antibiótico no horário e período corretos. Ele deve observar se os sinais da infecção, como febre, dores e secreções, desapareceram. Se os sintomas permanecem é porque a bactéria não foi combatida e o paciente continua doente. Nesse caso, é preciso procurar um médico imediatamente para orientar sobre o uso de um outro antibiótico ou para corrigir o tratamento usando o mesmo medicamento. “O uso incorreto de um antibiótico pode torná-lo insuficiente para tratar outra ocorrência de infecção no futuro”, observa Murilo Freitas.
Fonte: Anvisa.
|