Anemia Ferropriva - Tratamento

Hemoblodina - CDC/ Sickle Cell Foundation of Georgia: Jackie George, Beverly Sinclair

Como é o tratamento da anemia ferropriva

O tratamento da anemia ferropriva depende da sua causa e severidade. As opções de tratamento podem incluir mudanças na dieta e suplementos alimentares, medicamentos, e cirurgia. 

Anemia ferropriva severa pode requerer tratamento hospitalar, transfusões de sangue, injeções de ferro, ou terapia intravenosa de ferro. 

Os objetivos do tratamento da anemia ferropriva são tratar as causas por trás dela, e restaurar os níveis normais de células vermelhas, hemoglobina e ferro.

Tratamento da anemia ferropriva com mudanças na dieta e suplementos alimentares

O paciente com anemia ferropriva pode necessitar de suplementos de ferro para elevar os níveis desse mineral o mais rápido possível. 

PUBLICIDADE

Suplementos de ferro podem corrigir os níveis baixos desse mineral em meses. Altas quantidades de ferro podem ser danosas. Desta forma, deve-se tomar suplementos de ferro somente da forma prescrita pelo médico. É importante manter os suplementos de ferro longe do alcance de crianças. Suplementos de ferro podem causar efeitos colaterais, como fezes escuras, irritação estomacal, azia e constipação

O médico pode aconselhar o paciente a ingerir mais alimentos ricos em ferro. A melhor fonte de ferro é a carne vermelha, especialmente bife e fígado. Frango, peru, porco, peixe e frutos do mar também são boas fontes de ferro. 

O corpo tende a absorver o ferro nas carnes melhor do que nos outros alimentos. Entretanto, há outros alimentos que também podem ajudar na obtenção de ferro, como:
* Espinafre e outros vegetais verde escuros.
* Amendoim e amêndoas.
* Lentilhas e feijões.

Vitamina C no tratamento de anemia ferropriva

A vitamina C ajuda o organismo a absorver ferro. Boas fontes de vitaminas C são frutas, verduras e legumes, especialmente pimentão, kiwi, laranja, e uva. Se estiver tomando medicamentos, pergunte ao médico se pode comer uva ou beber suco de uva. Essa fruta pode afetar a potência de alguns medicamentos.

PUBLICIDADE

Outras frutas ricas em vitaminas C são morango, melão, abacaxi e manga. Legumes e verduras ricos em vitamina C incluem tomate, couve-de-bruxelas, brócolis, batata doce, couve-flor e couve.

Tratamento para interromper sangramentos

Se sangramento estiver causando anemia ferropriva, o tratamento dependerá da causa dele. Por exemplo, se o paciente tiver úlcera sangrando, o médico poderá receitar antibióticos e outros medicamentos para tratar a úlcera. 

Se a perda de sangue for decorrente de pólipos ou tumor maligno no intestino, o paciente pode necessitar de cirurgia para remoção. 

Caso a perda de sangue seja decorrente de menstruação forte, o médico pode prescrever contraceptivo oral. Em alguns casos pode ser recomendada cirurgia. 

Tratamento para anemia ferropriva severa

Se a anemia ferropriva for severa, o paciente pode receber transfusão de células vermelhas do sangue. A transfusão tratará a anemia imediatamente. Porém, ela é somente um tratamento de curto prazo. O médico precisará encontrar e tratar a causa da anemia ferropriva

O ferro também pode ser injetado em um músculo ou na veia. Porém, terapia de ferro apresenta preocupações com segurança. Esse procedimento deve ser feito em hospital ou clínica por pessoal experiente. Essa terapia é geralmente dada a pessoas que precisam de ferro por longo prazo mas não podem tomar suplementos, ou para aquelas que necessitam de tratamento imediato para anemia ferropriva.

Saiba mais:
Prevenir Anemia
Tratamento da anemia e prevenção

Anemia Ferropriva - Diagnóstico
Anemia Ferropriva - O que é
Anemia Ferropriva - Causas
Anemia Ferropriva - Sintomas e sinais
Anemia ferropriva na infância
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Anemia na gravidez
Causas da anemia e fatores de risco
LDH - Exame de lactato desidrogenase
Diagnóstico da Anemia
Anemia ferropriva - deficiência de ferro
Ferro para corredores
Tabela de vitaminas
Vitamina C - Falta, excesso, função, importância, fontes e deficiência
Ferritina alta e baixa


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)