Prevenir Anemia

Hemoblodina - CDC/ Sickle Cell Foundation of Georgia: Jackie George, Beverly Sinclair

Se você está constantemente cansado e sem energia, pode ter anemia, um distúrbio do sangue comum que muitas pessoas desenvolvem em algum momento na vida.

Muitos tipos de anemia são leves e de curto prazo. Porém, ela pode ficar séria se for deixada sem tratamento por muito tempo. A boa notícia é que anemia pode frequentemente ser prevenida e facilmente corrigida ingerindo ferro suficiente.

Anemia aparece quando seu corpo não tem hemácias (células vermelhas) saudáveis suficientes. A pessoa com anemia pode ter: ou poucas hemácias, ou essas podem estar com falta de uma proteína rica em ferro chamada hemoglobina. As hemácias são responsáveis por levar oxigênio através do corpo, e hemoglobina é a proteína que carrega oxigênio. 

PUBLICIDADE

Quando a quantidade de hemácias é pouca, ou o nível de hemoglobina é baixo, seu corpo não consegue todo oxigênio que precisa, e isso pode fazer você se sentir cansado. Você também pode ter outros sintomas, como falta de ar, tontura, dor de cabeça, palidez, ou pés e mãos frios.

O tipo mais comum de anemia ocorre quando seu corpo tem falta de ferro. Essa condição é chamada anemia ferropriva, e frequentemente aparece quando você não ingere ferro suficiente através da alimentação. Seu corpo precisa de ferro e outros nutrientes para fabricar hemoglobina e hemácias saudáveis. Então, é importante ingerir ferro suficiente, assim como vitamina B12, ácido fólico (folato) e proteínas. Você pode obter esses nutrientes com uma alimentação balanceada ou tomando suplementos alimentares.

Outra causa comum de anemia ferropriva é perda de sangue, a qual pode ser decorrente de lesão, parto ou cirurgia. Mulheres em idade reprodutiva possuem maior risco de anemia em função do sangue perdido através da menstruação.

PUBLICIDADE

Mulheres também precisam de ferro extra durante a gravidez. Dr. Harvey Luksenburg, especialista em doenças do sangue no National Institutes of Health (NIH), diz que se anemia não for tratada durante a gravidez, a mulher pode dar a luz a um bebê com deficiência de ferro, a qual pode afetar a sua taxa de crescimento e desenvolvimento cerebral.

“Mulheres que sentem sintomas de falta de energia e fadiga pode estar com deficiência de ferro”, diz Dr. Luksenburg.

Muitas pessoas vivem com anemia e não sabem disso. Elas pode ter sintomas leves, ou não apresentar nenhum sintoma. Um médico pode determinar se você tem anemia através de um simples exame de sangue.

Os tipos comuns de anemia podem ser prevenidos e tratados comendo alimentos ricos em ferro. As melhores fontes de ferro são carne vermelha (especialmente fígado), frango, peixe e marisco.

Pesquisadores estão estudando como tratar formas mais raras e graves de anemia. Alguns tipos podem ser tratados com medicamentos. Casos graves podem requerer transfusão de sangue ou cirurgia.

Se você não está obtendo ferro suficiente através da alimentação, indague seu médico sobre suplementos alimentares de ferro. O corpo absorve ferro da carne e peixe melhor do que de vegetais. Caso seja vegetariano, consulte seu médico para certificar de que está obtendo ferro suficiente.

Ter uma alimentação nutritiva rica em ferro pode ajudar a prevenir os tipos comuns de anemia, de modo que terá mais energia e se sentirá melhor. 

Saiba mais:
Anemia - Tipos, sintomas, diagnóstico
Anemia Ferropriva - O que é
Anemia Ferropriva - Causas
Anemia Ferropriva - Sintomas e sinais
Anemia Ferropriva - Tratamento
Anemia ferropriva na infância
Anemia Ferropriva - Diagnóstico
Anemia ferropriva - deficiência de ferro
Diagnóstico da Anemia
Tratamento da anemia e prevenção
Ferritina alta e baixa
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Anemia na gravidez
Causas da anemia e fatores de risco


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Institutes of Health