Alopecia - Calvície masculina e feminina

Homem com calvície - NIH News

Alopecia, popularmente conhecida como calvície, é um conjunto de desordens que envolvem o estado de falta de cabelos ou pelos onde eles geralmente deveriam crescer, especialmente na cabeça. 

PUBLICIDADE

A natureza e severidade variam muito, indo dos padrões masculino e feminino de alopecia (alopecia androgenética), passando pela alopecia areata, que envolve a perda de algum cabelo na cabeça, até a forma mais extrema de  alopecia universalis, na qual há perda de todos os cabelos e pelos do corpo.

O tratamento para alopecia tem sucesso limitado. Quando maior a perda de cabelo, menos sucesso o seu tratamento terá. As implicações psicológicas da alopecia incluem estresse, ansiedade e depressão, e pode em muitos casos envolver questões como mudança de identidade, especialmente quando os cílios e sobrancelhas também são perdidos.

Acredita-se que o padrão de calvície masculina ocorra, nas suas variadas formas, em aproximadamente 66% dos homens em algum ponto de sua vida. A calvície masculina é caracterizada pela redução de cabelos a partir das laterais da parte frontal da cabeça. Um local de calvície adicional pode desenvolver-se no topo da cabeça. Acredita-se atualmente que o gatilho para esse tipo de calvície, também conhecida como alopecia androgênica, seja a 5 alpha reductase, uma enzima que converte o hormônio testosterona em dihidrotestosterona, o que inibe o crescimento de cabelos geneticamente propensos do couro cabelo.

PUBLICIDADE

O padrão de calvície feminino, no qual a parte de linha média do cabelo fica rala, é menos comum. Acredita-se que a calvície feminina seja resultado da diminuição do estrogênio, um hormônio que geralmente contra-ataca o efeito da testosterona na queda de cabelo.

Há vários outros tipos de alopecia. A alopecia por tração é mais comumente encontrada em pessoas com rabo-de-cavalo ou tranças que puxam o cabelo com força excessiva. Traumas como quimioterapia, parto, cirurgia grande, envenenamento e forte estresse podem causar uma condição de queda de cabelo conhecida como telogen effluvium. Algumas infecções micóticas também podem provocar queda de cabelos. Alopecia areata é um transtorno autoimune que resulta na queda de cabe de apenas um local (Alopecia areata monolocularis) a até todos os pelos por todo o corpo (Alopecia areata universalis).

Saiba mais:
Tratamentos para queda de cabelo - Alopecia androgenética e Alopecia areata
Calvície feminina
Calvície hereditária - Fator hereditário da queda de cabelos
Transplante e implante de cabelo - Cirurgia capilar para calvície
Mitos sobre tratamento e causas da calvície e queda de cabelo
Queda de cabelos da mulher e nutrientes
Tratamento para a calvície e queda de cabelo
Levantamento de peso pode causar calvície
Fim da calvície - Técnicas em transplante de cabelo
Transplantes capilares e Transplante Folicular Coronal
Procedimentos do transplante de cabelos
Dihidrotestosterona - DHT
Suplementos a base de aminoácidos e qualidade dos cabelos
Atividade física ao ar livre e cuidados com os cabelos
Cura da calvície e queda de cabelos com o laser
Remédios contra calvície e queda de cabelo
Propecia - Finasterida
Minoxidil - Rogaine ou Regaine
Aminexil ®


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Alopecia" (en.wikipedia.org/wiki/Alopecia).