Abrir mão da vida comprando passagem antecipada: a decisão é de cada um

Abrir mão da vida

Aí toca o despertador! A sua vontade é dar um murro nele pra nunca mais lhe acordar. É sempre assim. Cheio de preguiça, sensação de que não dormiu direito, queria ficar mais um pouquinho na cama, mas o dever lhe chama. A perna dói, a coluna dói e pra variar aquele torcicolo.

Levanta, vai ao banheiro, dá uma olhada no espelho e não gosta do que vê. Faz as suas necessidades fisiológicas, escova os dentes, toma banho e lá no canto do banheiro aquela balança que sua mulher lhe deu de presente na virada do ano quando você fez um monte de promessas, uma delas a de emagrecer. Sobe na balança só para conferir o quanto continua a engordar. Pelo menos está usando o presente.

PUBLICIDADE

Cafezinho rápido porque já está atrasado de novo.

No trânsito briga, xinga, buzina, dá fechada e leva também.

No trabalho já começa mal e mal dá bom dia para os colegas. A reunião com aquele chefe chato e também mal humorado já começou. Como sempre aquelas reuniões chatas cheias de blábláblás e pouco produtivas.

É hora do almoço. Desce correndo, se espreme no boteco da esquina, pega aquele “PF” com refrigerante de brinde e volta pro trabalho para tentar cumprir pelo menos parte da tarefa do dia, mas sabe que não vai dar e vai ter de ficar depois da hora para variar. Tudo por causa daquela reunião que não deu em nada. Foi mais uma perda de tempo.

Volta pra casa e a mesma rotina da manhã. Briga, xinga, buzina, dá fechada e leva também. Que vidão heim!

Péra aí! Ainda não acabou. Chega em casa e tudo o que você quer é tomar um banho, jantar e ver um pouco de televisão com a mesma programação de sempre. Notícias de corrupção, violência e novela. Tem canais de cultura, de esporte e variedades, mas ninguém quer ver. 

PUBLICIDADE

O filho vem lhe falar dos problemas da escola. Agora não dá! Você está cansado e tudo que você quer é sossego. Bate na cama, dorme e a história se repete dia após dia.

No trabalho mandaram fazer exame periódico. “Só para inglês ver”. Colesterol elevado, acima do peso, resistência é nenhuma, continua fumando e exercício nem pensar! Na maioria das empresas é assim mesmo. Mandam fazer o tal do exame periódico só para cumprir os procedimentos do Ministério do Trabalho. Na verdade até ao seu chefe pouco importa saber se você vai enfartar ou não. Rei morto, rei posto. Tem outro pra entrar no seu lugar e ganhando menos.

A vida da gente é assim. Tirando a questão religiosa o fato é que todos nós temos lá no código genético uma informação de quantos anos vamos viver. Lógico que não é pra sempre, mas tem gente que compra passagem antecipada.

Se for um fumante, menos 10 anos. A cada 6 segundos morre uma pessoa no mundo por doenças relacionadas ao tabagismo. Mais do que a AIDS e dos acidentes de trânsito.

Se for obeso moderado pode antecipar a viagem entre 2 e 4 anos. Se estiver com pressa uma obesidade severa pode antecipar essa viagem em 10 anos exatamente porque esse grau de obesidade pode levar a um diabetes e/ou doenças cardiovasculares estabelecendo uma viagem mais rápida. Quanto mais jovem se tornar um obeso melhor. A obesidade também tem forte relação com vários tipos de câncer. Uma garantia a mais para essa passagem chegar logo.

Se for um sujeito do exemplo inicial, estressado no trânsito e no trabalho sem tempo pra nada tem mais uma chance para a viagem chegar antes dos 50 anos. Nada mal. Se for um daqueles barrigudinhos cuja gordura visceral esteja contribuindo para as doenças cardíacas melhor ainda. O estresse também é uma garantia de viagem antecipada. Ah! A maioria dos brasileiros com mais de 16 anos são sedentários e se você é um deles já comprou a passagem.

Ainda bem que somos seres humanos dotados de inteligência para escolher como queremos conduzir as nossas vidas. Quem não quer comprar passagem antecipada só em decidir fazer exercício físico regularmente e com orientação profissional pode reduzir todos os tipos de câncer em 37% menos o de pele, o Mal de Alzheimer em 73%, cálculos biliares em 67%, diverticulite em 30%, glaucoma em 5%, derrame em 50% e enfarto em 54%. Além disso, quem faz qualquer atividade física visivelmente melhora a auto-estima e o estado de humor mandando pra bem longe a depressão, outro fantasma da vida moderna. A única desvantagem em viver muito, aí eu tenho que concordar com o arquiteto Oscar Niemayer é que depois dos 60 anos vamos ser convidados para muitos enterros.

Cartas para essa coluna:
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529 - E-mail: lcmoraes@compuland.com.br

Para Refletir: Na vida, como no trânsito, não dá para ficar pensando muito no que fazer. É preciso viver intensamente agora antes que o sinal feche ou o guarda não deixe você seguir adiante. (Moraes 2012)
Sobre a Ética: Para saber se você é um sujeito ético pense no que você faria se ninguém estivesse te olhando. E se todo mundo estiver te olhando? Você faria assim mesmo? (Moraes 2012).

Saiba mais:
Por causa da obesidade pais vão enterrar seus filhos e não terão netos
Exercício físico na terceira idade - Benefícios
Idosos com mais saúde direitos e deveres
Os Novos Velhos
Correr naturalmente e com prazer
Conceito de Fitness
Relógio Biológico
Dez passos para malhar melhor
Onze razões para correr e malhar


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2011 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo