Zika - O que é, problemas de saúde, como prevenir

Mosquito - CDC/ Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame

O que é zika?

Zika é uma doença causada pelo vírus zika, que se espalha entre pessoas primariamente através da picada de mosquito infectado (Aedes aegypti e Aedes albopictus). A doença é geralmente leve, mas os sintomas duram até uma semana. Muitas pessoas não apresentam sintomas ou tem apenas sintomas leves. Porém, infecção pelo vírus zika durante a gravidez pode ocasionar defeito de nascença sério chamado microcefalia, e outros defeitos cerebrais graves.

Como as pessoas são infectadas pelo vírus zika?

O zika se espalha em pessoas primariamente através de mosquitos da Aedes infectados (Aedes aegypti e Aedes albopictus). Mulheres grávidas podem passar zika para o feto durante a gravidez ou no parto. Uma pessoa com Zika também pode transmiti-lo ao parceiro sexual.

PUBLICIDADE

Que problemas de saúde podem ser decorrentes de infecção por zika?

Muitas pessoas infectadas com zika não apresentaram sintomas, ou terão sintomas leves que duram de alguns dias a uma semana. Porém, infecção por zika durante a gravidez pode causar microcefalia e outros defeitos de nascença ao cérebro graves. Pesquisas atuais sugerem que Síndrome de Guillain-Barre, uma doença do sistema nervoso, está fortemente associada ao zika. Porém, somente uma pequena proporção das pessoas com infecção por zika desenvolvem Síndrome de Guillain-Barré.

Quando alguém é infectado pelo zika, é muito provável que fique protegido de infecções futuras. Não há evidência de que infecções passadas de zika representem risco de defeitos de nascença para futura gravidez.

PUBLICIDADE

O que pode ser feito para prevenir infecção por zika?

A melhor forma de prevenir infecção por zika é se proteger da picada de mosquitos:
* Use repelentes.
* Vista calça comprida e camisa de manga longa, quando possível.
* Evite que o mosquito entre em sua casa mantendo sempre que possível as janelas fechadas ou usando telas contra mosquitos.

Zika pode ser transmitido de uma pessoa a outra através de relações sexuais. Preservativos podem reduzir a probabilidade de infecção por zika através do ato sexual. Pode ser recomendado a mulheres grávidas o uso de preservativos durante toda a gestação.

Quais são os sintomas da infecção por zika?

Os sintomas mais comuns da doença são febre, erupções, dor nas articulações e olhos vermelhos. Outros sintomas podem incluir dor muscular e dor de cabeça. Muitas pessoas infectadas pelo vírus zika não apresentam sintomas, ou estes são leves. Os sintomas podem durar por alguns dias até uma semana.

Como é o diagnóstico do zika?

Para diagnosticar o vírus zika, o médico perguntará pelos sintomas e fará teste de sangue ou urina.

Não estou grávida, minhas futuras gravidezes estarão sob risco se for infectada pelo vírus zika?

Atualmente não existem evidências de que uma mulher que se recuperou do vírus zika terá complicações relacionadas no futuro. Baseando-se em informações de infecções similares, uma vez que a pessoa for infectada e curada do vírus zika, ela provavelmente estará protegida de infecções futuras.

Se você está pensando em engravidar em um futuro próximo, converse com seu médico.

Saiba mais:
Síndrome de Guillain-Barré - Causas e tratamento
Microcefalia - O que é, causas, tratamento
Gravidez - Primeiro trimestre
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Dengue e Febre Hemorrágica


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Centers for Disease Control and Prevention