Whey Protein - Benefícios
Conhecendo mais sobre Whey Protein

Como é produzido o Whey Protein?

As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Quando o leite é tratado, a caseína coagula, deixando o Whey na superfície. A partir daí vários processos irão determinar a qualidade final do Whey Protein. Durante o processamento, a gordura e a lactose são filtradas e separadas para fazer uma proteína mais concentrada, com menos carboidrato e menos gordura. A proteína contida no Whey Protein pode variar de 35 a 95%. Para uma maior concentração de proteínas, são necessários maiores e melhores processos de microfiltragem, o que demanda, um custo maior.

Durante décadas, parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.

Mais conhecido atualmente como WHEY PROTEIN, as proteínas do soro do leite são proteínas saudáveis, pura e de alta qualidade, derivada do leite de vaca. É uma rica fonte de aminoácidos essenciais requeridos diariamente pelo organismo. Em sua forma mais pura, existe a presença de pouquíssima gordura, colesterol e lactose.

PUBLICIDADE

Componentes encontrados no Whey Protein

As frações, ou peptídeos do soro, são constituídos de:
· Beta-lactoglobulina (BLG): o mais abundante componente do Whey Protein. Corresponde a 50 a 55% do produto.;
· Alfa-lactoalbumina (ALA): o segundo componente mais abundante no Whey Protein. Corresponde a aproximadamente 20 a 25%. ;
· Albumina do soro bovino (BSA): corresponde a aproximadamente 5 a 10% do Whey Protein.;
· Imunoglobulinas (Ig's): corresponde a aproximadamente 10 a 15% do Whey Protein.;
· Lactoferrina:corresponde a aproximadamente 1 a 2% do Whey Protein;
· Glicomacropeptídeos (GMP): são peptídeos hidrofílicos formados por uma cadeia de 64 aminoácidos, ele estimula o pâncreas a liberar o hormônio colecistoquinina (CCK), hormônio que induz à saciedade. É a maior fonte de BCAA (20%).
Essas frações podem variar em tamanho, peso molecular e função, fornecendo às proteínas do soro características especiais.

PUBLICIDADE

É de fácil digestão? 

É uma proteína muito fácil de digerir, ela entra no corpo rapidamente para fornecer aminoácidos essenciais necessários para a manutenção dos músculos e de outros tecidos. 

Whey Protein é igual as outras proteínas?

Não, elas podem variar em: número e quantidade de aminoácidos essenciais, grau de digestão e absorção, conteúdo de gordura, sabor e pureza.

Whey Protein Isolado (WPI), Whey Protein Concentrado (WPC) e Whey Protein Hidrolisado (WPH), é tudo igual?

Não. 
Há diferenças entre as proteínas.

A WPI é a mais pura e concentrada forma de Whey Protein disponível, contém cerca de 90% ou mais de proteína. A maioria dos suplementos com isolados de whey são isentos de gordura e com menos de 1% de Lactose, sendo uma ótima saída para os portadores de intolerância à
lactose. O isolado de Whey possui todas as vitaminas e minerais presentes no leite, além de conter todos os aminoácidos essenciais, não-essenciais e os condicionalmente essenciais.

A WPC fornece de 29 a 89% de proteína, dependendo do produto. 

Conforme o nível de proteína concentrada diminui, os volumes de gordura e lactose normalmente aumentam. Tipicamente pode conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrina.

Para indivíduos com intolerância a Lactose, o isolado de whey entraria como uma melhor opção, devido ao concentrado de Whey conter quantidades consideráveis de Lactose, existem opções de concentrados de Whey que sofreram troca iônica (ion-exchange) para retirada do conteúdo de Lactose e Gordura, porém devido a este processo o produto perde grandes frações de imunoglobulinas. Devido ao seu processo de fabricação e o baixo custo, os concentrados de Whey servem mais como aditivos alimentares. Essas variáveis são fatores importantes para a seleção de um produto final específico para as determinadas aplicações.

Na WPH, as cadeias de proteínas são quebradas em menores segmentos, chamados peptídeos, esse tipo de Whey Protein fornece ainda proteínas de alta qualidade, mas há menor possibilidade de causar reações alérgicas do que a versão não hidrolisada. Pode conter um pouco de gordura, lactose, carboidratos e minerais. 

Eu obtenho Whey Protein apenas pela ingestão do leite?

O leite é uma bebida altamente nutritiva, porém possui apenas 1% de Whey Protein. Para obter resultados benéficos, é necessário consumir produtos com alta concentração, como o WPI.

Benefícios Comprovados do Whey Protein:

Efeitos sobre o anabolismo muscular
A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física. Já está comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários. 
Esmarck et al. avaliaram o efeito da suplementação protéica (10g de proteínas provenientes do leite e da soja) em um grupo de 13 idosos, submetidos a programa de treinos resistidos com pesos, por 12 semanas. Avaliando o ganho de força (repetições máximas e medidas de força dinâmica e isocinética) e a hipertrofia muscular (biópsia e ressonância magnética), observaram que o grupo que recebeu suplementação, logo após a realização da sessão de exercícios, apresentou um ganho significantemente maior de força e de hipertrofia muscular, quando comparado com o grupo que recebeu a suplementação protéica apenas 2 horas após a realização dos exercícios.

Redução da Gordura Corporal
Atletas e pessoas fisicamente ativas procuram, a todo custo, manter um percentual baixo de gordura corporal, seja com o objetivo de melhorar o desempenho físico ou apenas para o bem estar físico e mental. Vários trabalhos têm mostrado que as proteínas do soro favorecem o processo de redução da gordura corporal, por meio de mecanismos associados ao cálcio, e por apresentar altas concentrações de BCAA.
Estudos mostram que o alto teor de BCAA das proteínas do soro afeta os processos metabólicos da regulação energética, favorecendo o controle e a redução da gordura corporal. Em uma série de estudos, Layman, et al. mostraram que dietas com maior relação proteína/carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, favorecendo, dessa forma, a redução da gordura corporal e a preservação da massa muscular durante a perda de peso.

Efeitos sobre o Desempenho Físico
Estudos sugerem que o estresse oxidativo, produzido durante a atividade física, contribui para o desenvolvimento da fadiga muscular, diminuindo o desempenho. Sabe-se, ainda, que a glutationa é o principal agente antioxidante, o qual depende da concentração intracelular do aminoácido cisteína para ser sintetizado. Lands et al. compararam o efeito de um suplemento à base de proteínas concentradas do soro (WPC) e da caseína (placebo) sobre o desempenho físico de adultos jovens, medido por meio de teste isocinético em bicicletas. Administrando 20g/dia de WPC durante três meses, o grupo suplementado com WPC apresentou um aumento de 35,5% na concentração de glutationa. Além disso, os voluntários suplementados conseguiram gerar mais potência e maior quantidade de trabalho em testes de velocidade, sugerindo melhor rendimento. O provável efeito estaria relacionado ao alto teor de cisteína das proteínas do soro, o que resultaria em aumento da concentração de glutationa, com subseqüente redução da disfunção muscular causada pelos agentes oxidantes.

O Whey Protein pode ser ingerido por crianças e gestantes?

Como ele possui proteínas completas e de alta qualidade, ele pode ser aceito como fonte protéica para ambos os grupos, desde que sejam saudáveis e não tenham alergia a derivados do leite. O segundo componente mais abundante no Whey é a alfa-lactoalbumina, uma das proteínas que mais se assemelha ao leite materno. As fórmulas infantis com freqüência incluem o Whey Protein em suas composições, principalmente as especiais para bebês imaturos.

É sempre bom ressaltar, que antes de tomar qualquer suplemento, consulte uma nutricionista, ela é a pessoa mais adequada para indicar algum suplemento para você.

PUBLICIDADE


Referências:
De Wit JN. Nutritional and functional characteristics if whey proteins in foods products. J Dairy Sci. 81(3):597-608, 1998. 
Esmarck B, Andersen JL, Olsen S, Richter EA, Mizuno M, Kjaer M. Timing of postexercise protein intake is important for muscle hypertrophy with resistance training in elderly humans. J Physiol. 535(1):301-11, 2001.
HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. , Campinas, v. 19, n. 4, 2006 .
Kinsella JE, Whitehead DM. Proteins in whey: chemical, physical and functional properties. Adv Foods Nutr Res. 33:343-438, 1989.
Lands LC, Grey VL, Smoutas AA. Effect of supplementation with cysteine donor on muscular performance. J Appl Physiol. 87(4):1381-5, 1999.
Layman DK. The role of leucine in weight loss diets and glucose homeostasis. J Nutr. 133(1): 261-7, 2003.
Layman DK, Baum JI. Dietary protein impact on glycemic control during weight loss. J Nutr. 134(4):968s-73s, 2004.
Layman DK, Shiue H, Sather C, Erickson D, Baum J. Increased dietary protein modifies glucose and insulin homeostasis in adult woman during weight loss. J Nutr.; 133(2):405-10. 
Pedersen BK, Hoffman-Goetz L. Exercise and the immune system: regulation, integration and adaptation. Physiol Rev. 80(3):1055-81, 2000. 

Créditos:
Bruna Silva Burti
Nutricionista
B2B Importadora e Distribuidora de Suplementos Nutricionais


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


VoltarVoltar a Suplementos Alimentares


Artigos relacionados:
Proteínas e Aminoácidos - Proteína vegetal x Proteína animal na dieta
Leite - Nutrientes e Saúde - Tipo A, B, C
Alimentos para praticantes de Atividade Física
Barras Energéticas
Hiperplasia muscular
Hipertrofia - aumentar massa muscular
Suplementos Protéicos X BCAA
Suplementos para bodybuilding e musculação
Suplementos alimentares podem ajudar o corredor?
Índice de Massa Corporal - IMC - Peso Saudável e ideal
O que é obesidade
Anabolizantes
Esteróides Anabolizantes
Tipos de anabolizantes
Proteínas dos alimentos - Carne, leite, ovo e vegetais
Suplemento jack3d pode ter matado corredora na Maratona de Londres
Suplementos Alimentares - Quem tem mania joga dinheiro no lixo e prejudica a saúde

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: