Ultra-sonografia

Ultrasonografia

O que é ultra-sonografia?

A ultra-sonografia é uma técnica de diagnóstico baseada em imagens, que utiliza ultra-som para visualizar músculos e órgãos internos, seu tamanho, estrutura e possíveis patologias ou lesões. A ultra-sonografia é comumente usada da obstetrícia e durante a gravidez. Existe uma vasta gama de usos diagnósticos para a ultra-sonografia.

Usos da ultra-sonografia em diagnósticos

PUBLICIDADE

A ultra-sonografia é amplamente usada na medicina para diagnósticos. É possível realizar procedimentos terapêuticos usando-se a ultra-sonografia como guia, como em biópsias e coleta de fluidos. 

Tipicamente durante a ultra-sonografia um aparelho chamado transdutor é colocado diretamente sobre a área e então movido sobre o paciente. Um gel é usado para parelhar o transdutor e o paciente.

Ultra-sonografia é eficiente para gerar imagens dos tecidos moles do corpo. Estruturas superficiais, como músculos, tendões, testículos, seios e cérebro neonatal, têm sua imagem produzida por freqüência mais alta (7-18 MHz), a qual produz melhor resolução axial e lateral. Estruturas mais internas, como fígado e rins, têm imagens geradas em menor freqüência (1-6 MHz), a qual tem menor resolução axial e lateral porém maior penetração.

PUBLICIDADE

A ultra-sonografia é usada por exemplo em:
* Cardiologia.
* Gastroenterologia.
* Ginecologia.
* Obstetrícia.
* Oftalmologia.
* Urologia.
* Musculoesqueletal, tendões, músculos e nervos.
* Vascular, artérias e veias.
* Intravascular; aspiração de fluidos guiada pelo ultra-som.
* Intervencional; biópsia, drenagem de fluidos, transfusão intrauterina.

Na ultra-sonografia pélvica, órgãos da região do pélvis têm sua imagem gerada. Isso inclui o útero e ovários. Algumas vezes homens passam por ultra-sonografia pélvica para verificar a saúde da bexiga e próstata. Há dois métodos para realizar a ultra-sonografia pélvica: externamente ou internamente. A ultra-sonografia pélvica interna é feita ou transvaginal (em mulheres) ou transretal (em homens).

Na ultra-sonografia abdominal são geradas imagens de os órgãos sólidos do abdômen como pâncreas, aorta, veia cava inferior, fígado, dutos biliares, rins e baço. No intestino, as ondas de som são bloqueada pelo gás, desta forma há capacidade de diagnóstico limitada nessa área. O apêndice pode algumas vezes ser visto quando está inflamado (apendicite).

Saiba mais:
Ultrassom de Carótidas
Aumento da próstata - Hiperplasia prostática benigna
Apendicite - O que é, causas, sintomas, tratamento e cirurgia
Apendicite - Sintomas, tratamento, causas, prognóstico
Ressonância magnética
Radiografia médica - Usos, riscos e benefícios do raio-x
Tomografia computadorizada


PUBLICIDADE




 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © por Helio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Medical_ultrasonography" (en.wikipedia.org/wiki/Medical_ultrasonography).