Tratamento único para artrite e infarto

Apesar de totalmente diferentes, a arteriosclerose e a artrite reumatóide apresentam um ponto em comum: as duas desencadeiam processos inflamatórios no doente. A primeira por causa da forte ação dos glóbulos brancos e a segunda devido ao grande estímulo que provoca sobre o sistema imunológico. 

PUBLICIDADE

O elo pode ajudar no desenvolvimento de uma única droga para os dois tipos de doenças. Um estudo nesse sentido está sendo conduzido na Suécia. O cardiologista Stefan Jovinge, da Universidade de Lund, demonstrou que uma molécula chamada de TNF-alfa está envolvida com o desenvolvimento de processos de artrose e arteriosclerose em camundongos. 

Ao se aplicar uma droga inibidora à proteína – ou retirar o gene que está ligado a ela – o número de inflamações nas artérias dos animais diminuiu. O estudo foi publicado no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. 

Em pesquisa independente feita em outra instituição sueca, o Hospital Universitário Malmö, o reumatologista Lennart Jacobsson, descobriu um caminho biomolecular semelhante para inibir as inflamações decorrentes de artrite reumatóide. Uma droga inibidora da TNF-alfa foi ministrada para 1,5 mil pacientes e os índices de inflamações reumáticas registrados também foram baixos. 

Diante dos resultados animadores, os pesquisadores decidiram unir forças. O próximo passo deverá ser o início dos testes da TNF-alfa em pessoas com problemas no coração.

Fonte: Agência Fapesp.

Saiba mais:
Artrite Reumatóide - Causa e tratamentos
Nove pontos do infarto
Óleo de Prímula
Reumatismo
Bursite
Glicosamina - Glucosamina, artrite reumatóide, sistema imunológico
Sulfato de Condroitina


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: