Transtornos alimentares: o que são, tratamentos

Pessoa com transtorno alimentar - NIH

O que são transtornos alimentares

Os transtornos alimentares são marcados por extremos. Um transtorno alimentar está presente quando a pessoa experimenta distúrbios graves no comportamento alimentar, como redução extrema da ingestão de comida, comer exageradamente, ou sentimentos de grande angústia ou desconforto sobre o peso e forma do corpo.

Uma pessoa com transtorno alimentar pode começar somente comendo quantidades menores ou maiores que o usual, porém em algum ponto o impulso de comer mais ou menos sai fora de controle. Transtornos alimentares podem ser muito complexos, e apesar das pesquisas científicas para compreendê-los, as sustentações biológicas, comportamentais e sociais por trás deles permanecem evasivas.

PUBLICIDADE

Os dois principais tipos de transtornos alimentares são anorexia nervosa e bulimia nervosa. Os outros tipos de transtornos alimentares, como a compulsão alimentar, são similares à anorexia e bulimia, mas com algumas características diferentes.

Transtornos alimentares freqüentemente aparecem durante a adolescência ou juventude, mas alguns relatos indicam que eles podem se desenvolver na infância ou mais tarde na vida adulta. Mulheres e garotas têm probabilidade muito maior de desenvolver transtorno alimentar do que homens. Estima-se que homens e garotos respondem por 5 a 15% dos pacientes com anorexia ou bulimia, e 35% dos com compulsão alimentar.

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é caracterizada pela busca implacável pela magreza e falta de vontade em manter um peso normal e saudável. Anorexia nervosa também apresenta como características distorção da imagem corporal, medo intenso de ganhar peso, falta de menstruação em mulheres, e comportamento alimentar extremamente perturbado. Algumas pessoas com anorexia nervosa perdem peso com excesso de dieta e exercícios físicos; outras emagrecem induzindo vômito, ou usando laxantes e diuréticos.

PUBLICIDADE

Bulimia Nervosa

A bulimia nervosa é caracterizada por episódios freqüentes e recorrentes de ingestão de quantidades incomumente grandes de comida e sentir falta de controle sobre a alimentação. Essa compulsão alimentar é seguida por um tipo de comportamento que o compensa, como vomitar, usar laxantes ou diuréticos, jejuar ou praticar exercícios físicos em excesso.

Tratamentos dos transtornos alimentares

Transtornos alimentares são uma doença real, com causas biológicas e psicológicas complexas, que requer tratamento médico. Os transtornos alimentares muitas vezes coexistem com outros transtornos psiquiátricos como depressão, abuso de substâncias, ou ansiedade. Pessoas com transtorno alimentar também podem sofrer várias complicações de saúde, como problemas cardíacos ou insuficiência renal, os quais podem ser fatais.

Os tratamentos médicos e psicológicos são eficientes para muitos transtornos alimentares. Porém, em casos mais crônicos, tratamentos específicos ainda não foram identificados. Geralmente o tratamento é moldado de acordo com as necessidades individuais do pacientes e pode incluir medicações, orientação nutricional e psicoterapia. Alguns pacientes também precisam ser hospitalizados para tratar a subnutrição, ganho de peso, ou por outras razões.

Saiba mais:
Transtornos alimentares - Quando comer vai aos extremos
Tratamento da bulimia e anorexia - Perguntas e respostas
Compulsão alimentar na bulimia nervosa
Tratamento da bulimia e anorexia - Perguntas e respostas
Anorexia Nervosa - Definição, causas, tratamento
Auto-imagem e desordens alimentares
Bulimia nervosa
Índice de Massa Corporal - IMC - Peso Saudável e ideal
Sibutramina - Remédio para emagrecer
Alimentação para emagrecer com saúde
Como emagrecer com saúde - Remédio, ervas, alimentação
Femproporex - Remédio para emagrecer
Sibutramina - Efeitos colaterais, bula e dosagem
Mazindol - Remédio para emagrecer
Fluoxetina - Daforin ou Prozac
Psicose - Sintomas e tratamento do psicótico
Psicopata e Psicopatia
Psicopatas
Dieta para manter o peso
Dieta para perder kg
Tabela de peso ideal pelo IMC
IMC para crianças e adolescentes
Ortorexia nervosa
Compulsão alimentar
Alimentação das modelos
Transtorno Dismórfico Corporal - Anorexia, Drunkorexia, Bulimia, Vigorexia
Anorexia Alcoólica ou Drunkorexia
Anorexia e bulimia - Perguntas e respostas
Como controlar o impulso de comer demais


PUBLICIDADE



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Artigos relacionados:

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Mental Health (NIMH)